Fontana: “Debate sobre voto impresso é mais uma estratégia bolsonarista para atacar a democracia”

Fontana: "O Brasil precisa estabilizar a democracia, por isso eu saúdo os mais de 12 partidos que já se posicionaram contra o voto impresso". Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) chamou de “debate diversionista” a proposta de adotar o voto impresso nas eleições brasileiras. Para ele, o verdadeiro objetivo do presidente Jair Bolsonaro ao propor o debate sobre esse tema é construir, previamente, uma narrativa que explique a sua derrota no processo eleitoral de 2022, como se ela fosse resultado de uma distorção das urnas.

“Desde e implantação do sistema eletrônico de votação, em 1996, o Brasil já elegeu Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma e Bolsonaro, sem nenhum caso comprovado de fraude. Mas o objetivo do presidente não é uma eleição mais segura. Faz parte de uma estratégia de ataque permanente à democracia”, alertou Fontana em discurso na Câmara dos Deputados. Na oportunidade, o deputado também explicou que a estratégia dos bolsonaristas é a construção de uma narrativa que leva uma parcela da população a viver em uma espécie de realidade paralela, forjada com mecanismos sofisticados de fake news, aludindo supostas fragilidades no sistema eletrônico ou a possibilidade de ações de hackers para fraudar os resultados.

Rede de ódio

Fontana lembrou, ainda, que o mesmo presidente que diz querer defender a lisura do pleito, é o presidente que ataca permanentemente a democracia, através de ameaças, perseguição e intimidação de adversários, que incita a população a atacar os Poderes da República e alimenta uma rede de ódio e intolerância. “O Brasil precisa estabilizar a democracia, por isso eu saúdo os mais de 12 partidos que já se posicionaram contra o voto impresso. O voto eletrônico pode ser cada vez mais auditado. Existem mecanismos mais seguros e precisos para auditar o voto que não seja a impressão de um papel que poderá alimentar uma rede de judicialização, conflitos, narrativas e confusão para enfraquecer a democracia”, justificou o deputado.

Para Henrique Fontana, os indicativos são claros de que Bolsonaro caminha para uma profunda derrota político-eleitoral, mas ainda espera que o impeachment ocorra antes da eleição. Ele avalia que o Brasil já compreendeu o prejuízo e o erro que foi entregar a Presidência da República nas mãos de Bolsonaro.

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo