Exército continua furando a fila da vacina; PT pede investigação

Não param de surgir notícias de que, à medida em que ocupam mais e mais cargos no governo federal, militares colocam seus interesses pessoais e corporativistas em primeiro lugar. O mais recente escândalo são os fura-filas fardados da vacinação, que recebem suas doses contra a Covid-19 antes do restante da população, em claro desrespeito ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Depois da revelação de que o Ministério da Defesa agiu para que todos os militares da ativa fossem vacinados como grupo prioritário — o que, segundo o Ministério Público Federal (MPF), contraria notas técnicas do Ministério da Saúde —, descobre-se agora, em matéria da Folha de S. Paulo, que o Exército vacinou secretamente servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), atropelando o planejamento do PNI.

Diante de mais esse abuso, o senador Humberto Costa (PT-PE) pediu a abertura de uma ação civil pública contra os responsáveis pela vacinação secreta de membros da Abin, pedindo que o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) investiguem o caso.

“É uma clara forma de trapacear a legislação vigente e rasgar o PNI. Enquanto as pessoas comuns sofrem para ter o direito até de agendar sua vacinação, há um rol secreto de servidores sendo vacinados na frente de cidadãos com comorbidades, de grávidas, de mais idade. É algo gritante, que fere todos os princípios que regem a administração pública”, afirmou Humberto Costa, membro da CPI da Covid.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), também reagiu com indignação. “Milhões de brasileiros aguardando há meses pela vacina da Covid-19 e o governo teve a cara de pau de vacinar agentes da Abin escondido de todo mundo. Se não fosse o MPF e a matéria da Folha, nem ficaríamos sabendo. Bolsonaro é uma vergonha! É o pior presidente de todos os tempos!”, afirmou no Twitter.

 

Muitos privilégios, pouca solidariedade

De acordo com a Folha, o MPF já conseguiu coletar provas de que os militares furaram a fila da vacinação no Distrito Federal e um inquérito civil público sobre o episódio foi instaurado em 25 de junho. Uma das evidências é o fato de que, em meados de junho, quando o governo do DF agendava a vacinação de pessoas entre 50 e 59 anos, o Exército já convocava militares da ativa na casa dos 43 anos para receber a imunização em Brasília. Hoje, enquanto o DF vacina a população na faixa dos 40 anos, militares de 22 já estão recendo o imunizante.

No caso dos servidores da Abin, o MPF também já reuniu provas de que a furada de fila ocorreu, sendo confirmada pela Secretaria de Saúde do DF. De acordo com a Folha de S. Paulo, a procuradora do MPF Ana Roman diz que a vacinação dos agentes desrespeitou normas técnicas do Ministério da Saúde, uma vez que estas estabelecem que militares das Forças Armadas e forças de segurança devem ter prioridade apenas quando estão na linha de frente do combate à pandemia.

Ao mesmo tempo em que aproveitam privilégios, os militares demonstram muito pouca solidariedade com o restante da população. Como já foi noticiado, as Forças Armadas preferiram deixar leitos de hospitais militares vazios do que oferecê-los a civis que estavam com Covid-19. Além disso, em Manaus, militares que participavam da aplicação de vacinas estavam se recusando a imunizar pessoas que demonstravam fazer oposição a Jair Bolsonaro.

Episódios como esses mostram os claros danos que a alta militarização do governo federal tem causado à democracia, à administração pública e à própria imagem das Forças Armadas. Por isso, a maioria da população se mostra contrária à presença de militares da ativa no governo e é crescente o apoio ao projeto que limita a participação de fardados no Executivo.

 

Da Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex