Foto: Zeca Ribeiro
Com o objetivo de discutir a situação da Casa de Saúde do Índio – CASAI, a deputada Erika Kokay (PT-DF)protocolou na última terça-feira (30), na Comissão de Legislação Participativa da Câmara, proposta para realização de uma audiência pública sobre o tema.
Segundo a deputada, quando os indígenas são referenciados para a CASAI, encontram um ambiente diferente do seu cotidiano, o que exige ações que visem minimizar o impacto causado pelo afastamento do seu ambiente. “O período em que permanecem em tratamento vai além da hospedagem e representa um conjunto de ações que deve considerar a promoção, prevenção e recuperação da saúde dos usuários, bem como suas identidades e tradições culturais” explica Erika Kokay.
“Trata-se, portanto, de um ambiente complexo, que lida com a diversidade cultural de diferentes povos indígenas, onde se confrontam a medicina tradicional e a ocidental, o que requer uma atenção especializada para responder aos desafios e às especificidades dos encontros e desencontros gerados por estas contradições” defende a deputada Erika Kokay.
Késia Paos