O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) participou nessa terça-feira (28) das operações de distribuição de mantimentos e alimentos em Ilhéus, onde o governador Rui Costa (PT) montou uma base operacional para o enfrentamento dos impactos da chuva em todo o estado.
Após participar de reuniões do gabinete de crise, o petista destacou que a maior dificuldade hoje das equipes de salvamento é a condição das rodovias estaduais e federais que foram obstruídas ou cederam parcialmente devido às chuvas. E cobrou maior efetividade das ações do governo federal.
“O governo Bolsonaro liberou hoje [ontem] R$ 200 milhões para fazer manutenção das rodovias federais em todo o país. Para todo o Nordeste são apenas R$ 80 milhões. Não é possível recuperar as estradas federais da Bahia com esse recurso. Tem vários rompimentos, e adiar uma recuperação é condenar cidades ao isolamento”, alerta Solla.
Forças Armadas
O petista também defende uma ampliação da ação das Forças Armadas na região. “Hoje a ação é restrita ao contingente de militares que já são da região. É preciso que haja uma mobilização efetiva inclusive da engenharia do Exército, vamos precisar reconstruir pontes, acessos, e eles têm essa capacidade de agir em momentos de crise”, completou.
Na agenda, Solla participou ainda da reunião que definiu o município de Santa Inês como sede regional das operações no Vale do Jiquiriçá. “Essa é uma região que também foi fortemente atingida, e estabelecer uma coordenação local, sob responsabilidade do major Bruno, do Corpo de Bombeiros, ajudará a dar mais celeridade às ações”, destaca Solla.
Assessoria de Comunicação