Em entrevista para a Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, Lula rejeitou a mineração em terra indígena e disse que cuidar da floresta é mais importante do que achar ouro.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na manhã de hoje, 10 de março, em entrevista ao vivo à rádio Itatiaia, de Minas Gerais, que, se for presidente, não permitirá que haja garimpo nas terras indígenas, como tem planejado o governo Bolsonaro.
Se eu for presidente da República não terá garimpo em terras indígenas. Os índios não são intrusos, eles estavam aqui antes dos portugueses chegarem. Eles tem direito a vida digna e cuidarmos da Amazônia é mais importante que garimparem um pouco de ouro.
— Lula (@LulaOficial) March 10, 2022
“Se eu for presidente da República, não terá garimpo em terras indígenas. Os índios não são intrusos, eles estavam aqui antes dos portugueses chegarem. Então, nós não temos que importuná-los, nós temos que dar a eles o direito de viver decentemente e dignamente. Talvez seja mais importante para a humanidade cuidar da floresta amazônica do que tentar achar um pouco de ouro nas terras indígenas”, declarou.
Na quarta-feira, 9, a Câmara dos Deputados aprovou, por 279 votos a favor, 180 contra e três abstenções, requerimento de urgência para apreciação de projeto que libera a mineração em terras indígenas e modifica o Estatuto do Índio. A previsão é de que o projeto seja apreciado em meados de abril.
Do site lula.com.br, com Redação da Agência PT