Em entrevista à CNN, na manhã desta quarta-feira (15), o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), criticou as taxas abusivas de juros adotadas pelo Banco Central que tem impactado a vida dos brasileiros. Ele ainda defendeu a convocação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, para explicar a taxa de juros de mais de 13%. Zeca também elogiou a escolha do nome do deputado Rui Falcão (PT-SP) para presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.
“A população sente, nos últimos anos, o resultado de uma política desastrosa. Temos 30 milhões de pessoas passando fome no País. Muita gente desempregada. Os salários foram sendo achatados, ficaram congelados. O custo de vida aumentou muito”, afirmou Zeca Dirceu, ao assegurar que a economia é um dos assuntos mais importantes, e que o presidente Lula tem orientado para priorizar o tema.
Segundo o deputado, os parlamentares têm se reunido com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o objetivo de articular e preparar, por exemplo, a discussão e votação de uma Reforma Tributária mais justa para o País.
Juros abusivos
Para Zeca Dirceu, os juros abusivos – e muito elevados – prejudicam o desenvolvimento do País, a geração de emprego e a retomada dos investimentos. Também tem dificultado a vida do pequeno, médio empresário, e dos pequenos e médios agricultores.
“Hoje o Brasil tem a taxa de juros mais alta do planeta. Então estamos fazendo um esforço muito grande para cuidar dos temas da economia, mas com essa visão que o presidente Lula tem, olhando como os juros prejudicam a vida das pessoas, como atinge quem está endividado, quem está desempregado e como atinge quem está vivendo uma vida difícil”, disse o parlamentar.
Lula tem apoio
Conforme a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nessa terça-feira (14), 76% dos entrevistados dizem que Lula está certo em tentar forçar a queda da taxa de juros. “As críticas que eu tenho feito, que o presidente Lula tem feito, não são só nossas. A população – como eu disse, o pequeno e médio empresário, o agricultor, quem quer investir – são críticos a essa taxa de juros tão elevada”, observou o líder do PT.
O deputado propôs que o Banco Central, de forma responsável e gradual, reduza as taxas de juros. “Ninguém está propondo uma aventura, ninguém está propondo cavalo de pau, ninguém está propondo que se desconsidere o quanto é importante controlar a inflação”.
Convite ao presidente do BC
O Diretório Nacional do PT aprovou, durante reunião na última segunda-feira (13), uma resolução que orienta as bancadas da Câmara e do Senado a convocarem o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para explicar a taxa básica de juros, hoje em 13,75% ao ano.
Zeca Dirceu defende que Campos Neto se antecipe ao convite e vá espontaneamente ao Congresso Nacional. Para o deputado, o Banco Central precisa prestar contas à sociedade. “O que nós precisamos é que o Banco Central, o seu presidente, preste contas. Ele tem que ir ao Congresso, isso é natural, é necessário. No Congresso está a representação da população brasileira. Ali estão todos os partidos, governo e oposição. Estão todas as ideologias” explicou.
Segundo Dirceu, os parlamentares irão fazer questionamentos, apresentar as sugestões e apontar caminhos diferentes para controlar a inflação e diminuir os juros. “O Banco Central e o presidente precisam olhar para a realidade do País, para a dor e sofrimento da população e para as necessidades de o País voltar a crescer e desenvolver”.
CCJ
O Partido dos Trabalhadores deve presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. De acordo com Zeca Dirceu, a comissão é de extrema importância, pois com raras exceções, todos os projetos de lei que tramitam na Casa precisam passar pela CCJ antes de serem votados em plenário.
O deputado Rui Falcão foi o nome escolhido pela bancada do PT para presidir a Comissão. O líder da bancada elogiou a escolha e acredita que o parlamentar irá ajudar o presidente Lula a ter tranquilidade para governar o Brasil.
“O deputado Rui Falcão é muito experiente, é um deputado que já foi presidente do PT. Ele, com certeza, vai conseguir desempenhar um papel importante para o País. Vai nos auxiliar no trabalho interno da Câmara e ao mesmo tempo vai ajudar o governo do presidente Lula a ter tranquilidade para poder funcionar sem ter envolvimento em grandes polêmicas e sem estar envolvido em ações que possam criar, por parte da oposição, obstáculos ao funcionamento do país”, avaliou Zeca Dirceu.
Assista a íntegra da entrevista:
Lorena Vale