Em até 4 anos todas as rádios AM deverão ter migrado para FM, Uczai elogia iniciativa

PedroU gustavo

Com a migração de rádios AM para FM, a tendência é que a faixa AM deixe de existir em três ou quatro anos, afirmou nesta quinta-feira (26) o ministro das Comunicações, André Figueiredo, em entrevista ao Bom Dia Ministro. A portaria que define os critérios para a migração foi assinada nesta semana pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo o governo, a iniciativa atende demandas do setor de radiodifusão e deve colaborar para a sustentabilidade econômica das emissoras e também para a melhora dos serviços prestados à população.

“Cerca de 78% das emissoras AM demonstraram interesse na mudança de faixa. A evolução se dará na velocidade que for mais adequada para que não haja prejuízo para as emissoras nem para o usuário, para o ouvinte. Não existe prazo estipulado”, afirmou o ministro.

Na Câmara, em pronunciamento no plenário, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) elogiou a iniciativa do governo Dilma. “Esse é um grande presente para a democracia e para a tecnologia da informação. Agradecemos ao governo Dilma pelo gesto que demonstra compromisso com a modernização desse importante veículo de comunicação não só para as capitais, mas também para o interior do nosso País afora”, disse Uczai, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Mídia Regional.

Segundo o Ministério das Comunicações, das 1,8 mil emissoras AM em operação no Brasil, 1,4 mil pediram para mudar para FM. Cerca de mil rádios poderão mudar já em 2016 para a nova faixa, enquanto o restante terá de aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também