Efeito Lula: atividade de micro e pequenos negócios salta 6,09% em junho

Foto: André Corrêa/Agência Senado

A divulgação de mais um indicador econômico reforça que o Brasil retomou a trilha do desenvolvimento com as ações do governo Lula. O Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que mede a atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros, alcançou 107,87 pontos em junho, o que representa um salto de 6,09% na comparação com um ano atrás e de 1,25% em relação a maio de 2024. O indicador é medido pela SumUp, empresa de máquinas de cartão.

Essa é o 5º aumento consecutivo, o que reflete a melhora da economia no período, conforme a diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina, Lilian Parola.

“Temos visto vários indicadores econômicos em patamares animadores, em especial o desemprego, que está em queda. Com mais gente trabalhando, o consumo e a atividade econômica aumentam”, diz Lilian.

Em uma postagem nas redes sociais, a presidenta Nacional do PT Gleisi Hoffmann (PR) elogiou o resultado ao comentar o indicador econômico e também outro relativo à saúde. “É o Brasil de Lula cuidando da saúde e da economia popular, para o bem do país e a frustração dos pessimistas”, comemorou.

Por regiões

No recorte por unidades federativas, São Paulo (105,72 pontos), Rio de Janeiro (106,26), Ceará (105,99) e Minas Gerais (99,61) tiveram alta em junho. Já a Bahia (96,14) registrou queda de 6,29% no período em relação ao mesmo mês do ano passado.

O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada Estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp.

O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela SumUp, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes possibilita a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.

No rumo certo

Os resultados do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) reletem o acerto do governo Lula na adoção de políticas economicas que alcançam todos os segmentos da população, desde as famílias de baixa renda, passando pelos trabalhadores, até os pequenos e grandes empresários.

Um dos principais exemplos é o programa de renegociação de dívidas Desenrola Pequenos Negócios, lançado em 13 de maio pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, em parceria com o Ministério da Fazenda.

Dados divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN mostram que, até o final de junho, o volume de negociações concluídas já havia ultrapassado a casa dos $ 2,1 bilhões de reais. Foram beneficiados 60.864 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas em todo o país. São 26% mais contratos negociados, na comparação com levantamento da semana anterior, em meados de junho.

Para que seja negociada a dívida, o devedor precisa entrar em contato com a instituição financeira credora, que oferece descontos de até 90% do valor pendente, além de parcelamentos mensais a partir de até R$ 10 para que a dívida seja quitada.

Por PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100