EC 95 que congela gastos públicos, enterra direitos sociais garantidos pela Constituição

O Brasil e os brasileiros estão sob ataque. Desde que a presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff, foi alvo de um impeachment sem crime de responsabilidade, chegou ao poder um projeto de retirada de direitos e de destruição da soberania nacional. Em apenas dois anos, esse projeto fez o País retroagir em décadas de conquistas. Nesse contexto, o golpe que retirou Dilma e desrespeitou a Constituição foi tão somente o mote para outros desrespeitos constitucionais. Na semana em que se comemorou na Câmara dos Deputados os 30 anos da Constituição Cidadã, o PT na Câmara produziu uma série de matérias especiais sobre o tema.

Entre os atropelos à Constituição, o maior deles está materializado na Emenda Constitucional 95 (EC 95) e foi consumado meses depois do impeachment. A EC 95 congelou, por 20 anos, investimentos públicos em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança, assistência social. Embora sua aprovação tenha seguido todo o rito legislativo para mudar o texto constitucional (aprovação na Câmara e no Senado, em dois turnos, com três quintos dos votos), essa emenda constitucional afronta diretamente garantias previstas em outros pontos da Carta Magna.

Basta ressaltar que o Art. 6º, da Constituição, define claramente direitos que são afrontados pela referida emenda: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Com o congelamento de recursos por 20 anos, a garantia de muitos desses direitos será completamente inviabilizada.

Alterações – Desde que a Constituição foi promulgada, em 5 de outubro de 1988, ela já foi modificada 99 vezes, com acréscimos e modificações ao texto original, mas nenhuma alteração foi tão substancial e nefasta como as promovidas pela EC 95. Ela simplesmente rompe com o pacto social firmado pelos parlamentares constituintes, na medida em que pulveriza, em nome de um suposto ajuste fiscal, o caráter “cidadão” da Carta Magna.

Especialistas de várias áreas são unânimes em reforçar a necessidade de revogação dessa emenda, já que ela representa a desestruturação do Estado brasileiro e o enterro de toda e qualquer política pública antes voltada ao desenvolvimento soberano do País e ao combate das desigualdades sociais.

Num momento em que a população reivindica mais oferta e melhoria nos serviços de saúde, por exemplo, o que a EC 95 promove é o contrário. O País terá em 20 anos uma população maior e um Sistema Único de Saúde (SUS) muito mais pressionado. Porém, com um orçamento congelado no tempo. Estima-se que a emenda retirará do orçamento federal da saúde, somente no ano de 2019, um total de R$ 9,5 bilhões.

Para a educação, a situação é igualmente devastadora. A emenda significa a pá de cal em um projeto de País que anos atrás – durante os governos Lula e Dilma – iniciou um processo de revolução educacional: multiplicação de institutos federais, interiorização do ensino superior, aumento de vagas nas universidades públicas, ampliação do acesso de populações historicamente excluídas a cursos superiores, entre outras ações.

Com a EC 95, o Plano Nacional de Educação (PNE) será sepultado. A perspectiva era avançar no financiamento do setor para mais 4% do Produto Interno Bruto (PIB), fazendo os recursos atingirem o patamar de 10% do PIB em educação. É o que está definido no PNE. Mas com a Emenda Constitucional 95 a estimativa é que o Brasil retroaja dos 6% atuais para 4,2% do PIB em 2025.

 

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex