Dpvat: Zarattini defende novo modelo de seguro obrigatório para vítimas de acidentes de trânsito

Deputado Carlos Zarattini. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) é o relator do projeto de lei complementar (PLP 233/2023), de autoria do Poder Executivo, que propõe um novo modelo de seguro obrigatório para indenização de vítimas de acidentes de trânsito em todo o território brasileiro. O projeto propõe a regulamentação do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito – seguro Spvat, com a Caixa Econômica Federal (CEF) atuando como agente operador.

O Spvat irá fornecer uma indenização que pode ser paga à vítima em caso de invalidez permanente e ao cônjuge e ou herdeiros em caso de morte da vítima de trânsito.

Em 2021, a Caixa Econômica Federal assumiu a gestão do fundo para o pagamento das indenizações, após a dissolução do consórcio que operava o Dpvat. Entretanto, a CEF comunicou que o seguro obrigatório de carros e motos, para acidentes seria suspenso a partir de 14 de novembro de 2023, data em que as indenizações deixaram de ser pagas devido à falta de recursos do antigo Dpvat.

Zarattini defendeu que as vítimas de acidentes de trânsito que ocorreram após o dia 15 de novembro de 2023 também sejam indenizadas com a regulamentação do Spvat. “Vamos lutar para que as pessoas que sofreram acidentes neste período e seus familiares também recebam o que é de direito”.

Saiba quais são as características seguro Spvat:

– O Spvat visa indenizar pessoas, transportadas ou não, bem como seus beneficiários ou dependentes, com cobertura em todo o território nacional;

– O taxa será anual e o valor será proposto pela CEF e divulgado pelo Conselho Nacional de Seguro Privado (CNSP);

– A taxa poderá ser cobrada conforme categoria tarifária do veículo, conforme estabelecido pelo CNSP;

– A quitação do seguro constitui requisito essencial para o licenciamento anual, para a transferência de propriedade e para a baixa de registro de veículos automotores de vias terrestre;

– O não pagamento do seguro SPVAT no prazo devido constituirá infração grave de trânsito, sujeito a multa.

Leis de Trânsito

Carlos Zarattini tem uma longa história pela luta em favor dos direitos dos motoristas. Em 2013, o deputado intensificou a luta em defesa da categoria dos motoristas profissionais ao apresentar o projeto de lei (PL 6544/2013) propondo uma contagem diferenciada de pontos por infrações para os trabalhadores do setor. Em 2021, a proposta foi aprovada.

A Lei 14.071/2020 amplia o limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 20 para 40 para motoristas profissionais, independentemente da natureza das infrações.

 

Da Assessoria de Comunicação do deputado Carlos Zarattini

 

 

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