Dia Mundial do Meio Ambiente: petistas ressaltam protagonismo ambiental do Brasil

meioambiente-D1

Na data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, deputados petistas lembraram que várias ações do governo federal voltadas para o setor, nos últimos dez anos, são exemplos para o mundo. Os destaques, segundo eles, referem-se às políticas de redução do desmatamento e de emissões de carbono, geração de energia limpa, fortalecimento da legislação ambiental, além da proteção dos mananciais e das bacias hidrográficas.

No caso do desmatamento, o governo investiu nos últimos anos em tecnologias de monitoramento e reforço do controle. O resultado é a redução da área desmatada que caiu de 25.000 Km² em 2003, para 4.656 km² em 2012. O desmatamento no ano passado foi o menor registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde o inicio da medição em 1988.

Já no caso da emissão dos gases causadores do efeito estufa, o vice-presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, deputado Fernando Ferro (PT-PE), ressaltou que “o Brasil tem reduzido as suas emissões, mesmo com o crescimento da economia”. Segundo ele, com esse esforço o Brasil vai cumprir a meta de aumentar a redução da emissão de carbono de 36,1% para 38,9% até 2020. O compromisso foi assumido pelo governo brasileiro durante a Conferência das Partes (COP-15) do Protocolo de Quioto em 2009.  

Para o sucesso desta política, segundo Ferro, também contribuíram o incentivo do governo à geração de energia limpa. Nesse caso, o país tem se destacado pela alta participação da energia renovável em sua matriz energética. Dados de 2009 já apontavam que esse percentual era superior a 45%, mais do que o observado nos demais países do Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul), e nos países que compõem o G-7, cuja participação média dessas fontes é de 10%.

Legislação– Em relação à legislação ambiental, o deputado Márcio Macedo (PT-SE) também destacou o protagonismo do Brasil. “Somos referência em legislação ambiental. Temos um arcabouço jurídico consistente que protege o meio ambiente como é o caso das leis da Mata Atlântica, dos Recursos Hídricos, das Unidades de Conservação, dos Recursos Hídricos e o Código Florestal, que ainda está em fase de implementação”, lembrou.

Sobre a proteção aos recursos hídricos, o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), ressaltou que os avanços obtidos devem-se  à “ação firme do governo e  à conscientização da população”. Isso, segundo ele, “permitiu conservar e recuperar as nascentes e as bacias hidrográficas”. Entre os principais programas do governo nessa área estão o Água Doce – que garante água de boa qualidade à população do semiárido, e o de Revitalização das Bacias Hidrográficas – que recupera, conserva e preserva as bacias em situação de vulnerabilidade ambiental. Entre elas encontram-se as dos rios São Francisco, Tocantins-Araguaia, Paraíba do Sul e Alto Paraguai (Pantanal).

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100