Parlamentares do PT parabenizaram na sessão da Câmara, nesta terça-feira (15/10), todas as professoras e professores do País pela passagem de seu dia. Durante os pronunciamentos, os petistas destacaram que são esses profissionais que trabalham arduamente para aumentar o conhecimento e formar uma geração de pessoas conscientes de seu papel na sociedade. Ao lembrar Paulo Freire, parlamentares ressaltaram ainda que, somente através da educação, pessoas poderão ser inspiradas a realizarem uma verdadeira transformação social no País.
Ao lembrar sua trajetória como professor durante 18 anos, o deputado Helder Salomão (PT-ES) ressaltou a honra de ter dedicado parte de sua vida ao ensino. “Continuo professor, agora licenciado, afastado para o exercício do mandato parlamentar. Mas muito me honra continuar sendo professor e ter exercido esta profissão durante 18 anos”, destacou.
Ao homenagear todas as professoras e professores do País, o petista lembrou ainda do grande educador, Paulo Freire, que apontava a educação como único meio de transformação da sociedade.
“Paulo Freire já nos ensinava, há muitas décadas, que a educação, sozinha, não transforma a sociedade. Mas, sem a educação, não há transformação social. A educação não muda o mundo, mas ela muda as pessoas. E as pessoas mudam o mundo. Por isso, a educação libertadora, a educação para a cidadania, a educação que leva em conta a realidade dos educandos é tão questionada pela extrema direita, que nega a educação, que nega a ciência, que não quer que a educação seja para libertar as pessoas, explicou.
Na mesma linha, ao também parabenizar as professoras e professores brasileiros, o deputado Luiz Couto (PT-PB) relembrou o tempo em que lecionou filosofia na Universidade Federal da Paraíba. O parlamentar ressaltou ainda que o ato de educar é uma das mais nobres missões.
“É uma das profissões mais nobres e transformadoras que existem. São eles e elas que moldam o futuro, dedicando as suas vidas à educação e à formação de cidadãos conscientes e críticos”, afirmou.
Ato de amor
Ao mencionar a visão de Paulo Freire, Luiz Couto destacou que “sua obra nos ensina que a educação deve ser um ato de amor e de respeito à dignidade humana, um caminho para a emancipação e o fortalecimento da consciência crítica”.
Já a deputada Ana Paula Lima (PT-SC) homenageou professoras e professores do Brasil ao afirmar que todos eles “exercem com maestria essa paixão”. “Todos passamos pelas mãos de uma professora, de um professor. Por isso, o dia 15 de outubro tem que ser um dia a ser celebrado, mas também um dia de grandes reflexões, principalmente, para nós parlamentares, que temos aqui o dever de instituir as leis para o nosso País”, salientou.
Patrono da Educação Pública Brasileira
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) também saudou as professoras e professores pelo seu dia. Ela lembrou ainda que, na manhã desta terça-feira (15), o presidente Lula sancionou o projeto de lei que coloca o educador Anísio Teixeira, como o patrono da Educação Pública Brasileira.
Nascido em 1900, em Caetité, na Bahia, Anísio Teixeira formou-se em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, Estado do qual foi Secretário de Educação. Defensor da criação de uma rede de ensino que atendesse a todos e todas, desde os primeiros anos escolares até a formação universitária, integrou o grupo de educadores responsáveis pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que propunha a reforma do sistema de ensino brasileiro.
Anísio Teixeira participou também da criação de universidades federais, entre elas a Universidade de Brasília (UnB). Foi também chefe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e do então Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
“Como disse o próprio Presidente Lula, durante a sanção do projeto, essa homenagem é importante porque a educação é a única e a mais forte possibilidade que temos para fazer com que este País dê um salto de qualidade, e sua sociedade possa viver bem, com bons empregos e salários, e com muito conhecimento. Viva, Anísio Teixeira! Viva, o Dia dos Professores e das Professoras!”, disse a parlamentar.
Héber Carvalho