Erika Kokay critica postura do presidente do BB, favorável à privatização do banco

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público promoveu, nesta terça-feira (10), audiência pública para pedir ao presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, esclarecimentos sobre declarações dadas à imprensa em defesa da privatização das principais empresas estatais, incluindo o próprio BB.

“Um banco como esse não poderia estar sofrendo declarações que visam sua própria privatização. Um banco como esse não poderia ter na sua presidência alguém que diz: ‘Eu acho que em algum momento a privatização do Bando do Brasil será inevitável’. O Banco do Brasil não pode ficar à mercê de um ministro da economia que diz ‘deveria privatizar’ ou de um presidente que diz ‘ela seria melhor se fosse privatizado’”, criticou a deputada Erika Kokay (PT-DF).

O Banco do Brasil é o mais antigo do País. De acordo com a deputada, o banco é responsável por financiar 57% a 60% do total do segmento do agronegócio, responsável por 25% da riqueza do Brasil. É o maior banco do País por ativos e que possui participação de 19,3% no mercado de crédito nacional. “Entra governo e sai governo, o banco tem dado lucro, portanto, com exceção de 2016, o banco deu lucro todos os anos, ele tem uma atuação absolutamente imprescindível”, reforçou Erika.

Os dados levantados pela economista e Técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Mariel Lopes os bancos públicos são os responsáveis pela indução do desenvolvimento econômico nacional, regional e municipal, porque a presença dos bancos públicos é muito maior que a presença dos privados nos rincões do Brasil. De 1100 agências que existem na região norte, 60% são de bancos públicos, dentre eles o Banco do Brasil. O Banco do Brasil tem atuação em 127 países, sendo 17 países com agências próprias e 107 países por meio de agências de bancos correspondentes.

“Portanto, estamos falando de uma instituição que faz parte da vida do povo brasileiro e que é fundamental para o desenvolvimento do Brasil, não apenas no que diz respeito à agricultura familiar ou credito agrícola, mas no que diz respeito ao comércio exterior”, afirmou Erika.

Em Bolsonaro não dá para confiar

O deputado Zé Carlos (PT-MA) também foi contra as declarações do presidente do banco e deixou claro que não dá para confiar nas declarações do presidente Bolsonaro – em que não haverá nenhuma proposta de privatização do Banco do Brasil. Segundo Zé Carlos, o povo é que não deixará acontecer a privatização. “O que vai fazer esse banco não ser privatizado é exatamente essa Casa (Congresso), que não concorda de maneira nenhuma e, principalmente, o povo brasileiro que já disse “Não” a essa privatização. É nessa Casa e no povo que nós confiamos”.

“O banco é do povo brasileiro, o povo brasileiro precisava do Banco do Brasil. Se é para favorecer e dizer que o Banco do Brasil não será privatizado, que não se privatize as suas subsidiaras e não se pense em parcerias com bancos estrangeiros, porque é o Banco do Brasil. Não mexe no meu BB, porque ele é do povo brasileiro”, finalizou Erika kokay.

 

Lorena Vale com Agência Câmara Notícias

Atualização às 17h30

Foto – Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex