O deputado Ricardo Salles(PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro, teve que ouvir palavras duras e verdadeiras do deputado Joseildo Ramos (PT-BA), após dizer em plenário que o governo Lula vive um retrocesso em todas as áreas. Joseildo foi à tribuna e afirmou que Salles não tem condição nenhuma de cobrar o governo Lula porque envergonhou o País quando foi ministro do meio ambiente.
“Ele nada fez quando tiraram ipê, madeira nobre vendida o metro cúbico, como se fosse eucalipto, para os Estados Unidos e para a Europa, devastando áreas de proteção permanente na Amazônia”. Ramos lembrou também que o ex-ministro nada fez contra o garimpo ilegal que contaminou com mercúrio diversos rios da Amazônia, principalmente na área Yanomâmi.
“Passar a boiada”
Joseildo citou ainda a reunião ministerial do governo Bolsonaro no dia 22 de abril de 2020, quando Salles disse que era preciso aproveitar o pânico com os casos de Covid-19 para “passar a boiada” afrouxando as regras da legislação ambiental e da preservação do Patrimônio Histórico. “É um absurdo um negócio desses”, protestou. No último dia 28 de agosto, Ricardo Salles foi denunciado pelo Ministério Público Federal(MPF), e virou réu no inquérito que investiga a exportação de madeira ilegal no período em que foi ministro.
Assessoria de Comunicação deputado Joseildo Ramos