Deputado Joseildo Ramos defende a extensão rural pública

O Congresso Nacional foi tomado por diversas projeções a laser em defesa da extensão rural pública e governamental.
Foto: Thiago Coelho

Projeções a laser foram feitas, no Congresso Nacional, na noite de terça-feira

As duas torres do Congresso Nacional e a cúpula do plenário do Senado Federal foram tomadas por diversas projeções a laser em defesa da extensão rural pública e governamental na noite de terça (16/4), em Brasília. Com o uso do laser foram projetadas diversas palavras como, inclusão social, agricultura familiar, emprego e renda, combate à fome e crédito rural, entre outras.

A iniciativa partiu do deputado Joseildo Ramos (PT-BA) e da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser). Os serviços de extensão rural e assistência técnica enfrentam limitações em todos os estados por falta de estrutura, quadro de pessoal e restrições orçamentárias. Um dos segmentos mais impactados é a agricultura familiar. O deputado Bohn Gass (PT-RS) também participou do ato.

Foto: Thiago Coelho

Censo agropecuário

Conforme os Dados do Censo Agropecuário de 2017, o último disponível realizado pelo IBGE, apenas 18% da agricultura familiar conta com serviços de assistência técnica e extensão rural. O setor reúne cerca de 4 milhões de propriedades em todo país.

O deputado Joseildo destacou que está finalizando o texto de um projeto que cria o Sistema Único de Assistência Técnica e Extensão Rural (Suater), com funcionamento tripartite entre a União, estados e municípios, semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossa preocupação é garantir a assistência técnica e os serviços de extensão rural para os produtores, especialmente à agricultura familiar, que responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos no país”, afirmou.

Entidades

Participaram do ato representantes da Faser, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), inclusive o presidente Jefferson Coriteac, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), além do deputado Joseildo Ramos.

 

Assessoria de Comunicação deputado Joseildo Ramos

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também