Deputadas elogiam aprovação de projetos que agravam pena para crimes contra mulheres

plenario agencia camara

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (30) proposta que integra as prioridades da Bancada Feminina e que faz parte das homenagens ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

O PL 3030/15 muda o Código Penal para aumentar a pena do feminicídio se o crime for praticado em descumprimento de medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). O projeto segue para apreciação do Senado.

A deputada Moema Gramacho (PT-BA) elogiou a aprovação da proposta. “É preciso garantir que se combata a impunidade em relação àquelas reincidências de violência contra as mulheres. Fazer com que haja um agravamento da pena para o feminicídio é muito importante, para que possamos fazer com que os agressores possam ser devidamente punidos. Para nós mulheres, para nós que acreditamos que é possível diminuir a violência combatendo-a, o combate à impunidade se faz por demais necessário”, disse.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF) o projeto vai ao encontro do interesse da população e da cidadania. “É importante que possamos avançar nessa construção de direito, porque o feminicídio é sempre precedido por um feminicídio simbólico”.

Pelo texto aprovado está previsto o agravamento da pena se o crime for praticado contra pessoa menor de 14 anos, maior de 60 anos ou com deficiência ou portadora de doenças degenerativas que acarretem condição limitante ou de vulnerabilidade física; além do crime cometido na presença física ou virtual de descendente ou de ascendente da vítima.

Rotulagem – O plenário aprovou também o PL 8194/14, do Senado, que torna obrigatória a indicação do teor de lactose nas embalagens de leite e de todos os produtos que contenham a substância. O texto aprovado prevê ainda a necessidade da rotulagem dos produtos informar a presença de caseína, outro elemento considerado alergênico. A matéria retorna ao Senado devido às mudanças feitas na Câmara.

Para o deputado Ságuas Moraes (PT-MT),vice-presidente da Bancada do PT, é de fundamental importância que os produtos que contenham lactose possam ter os seus rótulos com esta informação. “Porque muitas pessoas nem sabem que têm intolerância à lactose. Sabendo que temos a possibilidade de intolerância, de alergia à lactose ou à caseína, essas pessoas poderão evitar esses alimentos e, dessa maneira, ter uma vida mais saudável. As pessoas só começam a descobrir depois de muito tempo. Para complementar este assunto. Sou médico pediatra e para as crianças lactentes abaixo de um ano, isso é muito grave, porque provoca diarreias crônicas que levam à desnutrição e problemas de infecção gástrica. Temos que trabalhar para evitar essa situação”, explicou o petista.

Gizele Benitz

Foto: Luis Macedo/Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex