A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou, nesta semana, requerimento da deputada Elisângela Araújo (PT-BA) para a realização de uma audiência pública focada em ações que incentivem o empreendedorismo feminino no Brasil. O requerimento, apresentado na Comissão, visa promover um debate qualificado sobre as políticas necessárias para apoiar as mulheres em suas atividades empresariais.
De acordo com a parlamentar a audiência pública representa um passo fundamental para fortalecer as políticas voltadas ao empreendedorismo feminino. Ela destacou que, apesar da capacidade das mulheres e de sua crescente inserção no mercado de trabalho, ainda existem lacunas no incentivo ao empreendedorismo feminino e enfatizou a necessidade de estimular micro e pequenas empresas lideradas por mulheres, além de promover capacitação, especialmente em atividades cooperativas e empreendimentos urbanos e rurais.
Política industrial
Elisângela Araújo também apontou que a nova política industrial do país deve integrar o empreendedorismo feminino, reconhecendo o espaço significativo que as mulheres podem ocupar na transformação industrial, geração de valor, exportações e incorporação de tecnologia.
Leia Mais: Me Conta, Brasil – Elas Empreendem (Episódio 21)
A audiência pública será uma oportunidade valiosa para discutir essas questões e buscar soluções que garantam às mulheres o acesso às oportunidades e recursos necessários para prosperar no mundo dos negócios.
Para enriquecer a discussão, foram indicadas as seguintes autoridades convidadas:
– Geraldo Alckmin: Vice-Presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
– Aparecida Gonçalves: Ministra das Mulheres
– Márcio França: Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte
– Paulo Teixeira: Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
– Décio Lima: Diretor-Presidente do Sebrae Nacional
– Jorge Viana: Presidente da Apex Brasil
– Aloizio Mercadante: Presidente do BNDES
– Paulo Câmara: Presidente do Banco do Nordeste
– Cristina Queiroz Bezerra: Presidente da ABOMCRED (Associação Baiana das Organizações de Microfinanças e Microcréditos)
– Davidson Magalhães: Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Governo da Bahia
Assessoria de Comunicação da deputada Elisângela Araújo