Durante este primeiro ano legislativo, a deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO) apresentou diversas proposituras e representações no Legislativo, dentre elas 12 projetos de lei e de projeção nacional como Sala Lilás, Ana Benevides e PEC das Guardas Municipais. Por ser delegada civil de carreira, a Segurança Pública tem sido sua pauta prioritária.
A deputada acumulou participações em comissões como a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; da Educação; Defesa dos Direitos da Mulher; com a marca da defesa de vários segmentos relacionados às pessoas LGBTQIAPN+; Combate ao Racismo; Juventude, Crianças e Adolescente; e Educação.
PEC das Guardas
Ao trabalhar ativamente na melhoria e nas causas das polícias brasileiras, Accorsi foi escolhida no último mês de outubro para ser relatora da PEC das Guardas Municipais. Projeto este que surge como forma de salvaguardar os direitos da Guarda Civil Metropolitana, junto com a prerrogativa da Lei 13022/2014, que já configura a GCM como órgão de proteção municipal autorizado ao uso progressivo da força, se necessário.
A proposta já foi implementada em Goiânia, reduzindo em cerca de 80% a criminalidade nas regiões em que foi implantada. A parlamentar destaca que são necessárias “ações preventivas e uma segurança patrimonial mais próxima da sociedade”.
Com uma nova perspectiva para Goiás, eleita em 2022, com 96.714 dos votos, a Adriana Accorsi é filha do saudoso prefeito de Goiânia, Darci Accorsi. Adriana já exerceu o mandato de deputada estadual (2014-2022) por duas vezes consecutivas, sendo o braço direito do presidente Lula na Terra do Pequi.
Assessoria de Comunicação deputada Adriana Accorsi