Debate evidencia responsabilidade na universalização do acesso a energia elétrica

padrejoaoenergiaeletrica
 
Representantes do governo, de empresas concessionarias de energia elétrica, e de movimentos sociais, debateram nesta terça-feira (22) a execução do Programa Luz para Todos nos Estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará e Rondônia. De acordo com o deputado Padre João (PT-MG), o debate esclareceu a competência das concessionárias e do governo federal para levar energia em todos os estados do País. 
 
“Esse debate evidenciou a responsabilidade das concessionarias e do governo federal na ligação de pontos de energia elétrica nos assentamentos da reforma agrária, em comunidades quilombolas e propriedades da agricultura familiar”, afirmou. Segundo Padre João, ficou claro que as concessionárias precisam cumprir a responsabilidade assumida junto à Aneel de, até 2014, atingir as metas de implementação de energia elétrica.
 
O parlamentar lembrou que apenas em Minas Gerais, a Cemig tem a responsabilidade de realizar 58 mil ligações de energia. “Mas também precisamos atentar para os novos desafios. Um deles é o caso da ligação de outro ponto de energia na construção de uma segunda residência, como nos lotes do programa Minha Casa, Minha Vida”, afirmou.
 
Criado em 2003, durante o governo do ex-presidente Lula, o Programa Luz para Todos já beneficiou três milhões de famílias (3.075.519). A meta inicial era de atender dois milhões até este ano. A meta do governo federal é levar a energia elétrica a todos os brasileiros até 2015. Segundo o representante do Ministério de Minas e Energia, Aurélio Pavão, a meta do governo agora é levar energia as regiões carentes ou com famílias em situação de extrema pobreza. 
 
Mas além de energia, o programa Luz para Todos também tem contribuído para alavancar o crescimento do País. Até setembro de 2013, o programa havia gerado 461 mil empregos diretos. Citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o representante da Eletrobras, Nilo Oliveira, destacou que o Luz para Todos elevou a média nacional de ligações de energia de 71,4% em 2000, para 92,6% em 2010.
 
Reclamações- Apesar de reconhecer os avanços, o representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais, José dos Reis, reivindicou maior celeridade na implementação do programa. “Sem dúvida o Luz para Todos foi o melhor programa já feito para as famílias pobres do meio rural. Mas é preciso dar prioridade a instalação da luz nos assentamentos da reforma agraria”, cobrou.  
 
A audiência contou com a presença dos deputados petistas Anselmo de Jesus (RO), Jesus Rodrigues (PI), Marcon (RS) e Padre Ton (RO). Também estiveram presentes representantes da Aneel, e de concessionarias de energia de Minas Gerais, Santa Catarina e Pará. Participaram ainda da audiência, lideranças nacionais de comunidades quilombolas e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 
 
Heber Carvalho
Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100