Cristiano Zanin será ministro do STF na vaga de Ricardo Lewandowski

Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, Cristiano Zanin criticou ativismo judicial que tenta criar não previsto no arcabouço legislativo e constitucional Foto: Alessandro Dantas

Por 58 votos a 18, Senado aprova ida de Zanin ao Supremo Tribunal Federal. Contarato enquadra Moro;

O Senado aprovou nesta quarta-feira (21/6), após quase 8 horas de sabatina e duas votações, a indicação do advogado Cristiano Zanin para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga aberta pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

No Plenário, o nome de Zanin recebeu o voto favorável de 58 senadores, contra apenas 18. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o resultado foi de 21 a favor e 5 contra.

Ao registrar sua satisfação em ver aprovado o nome indicado pelo presidente Lula para o STF, o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), foi enfático: “Para mim, representa a materialização dos direitos e das garantias fundamentais [da Constituição Federal]. Foi ele que teve uma atuação brilhante defendendo o que é mais sagrado [no Direito], que é o contraditório e a ampla defesa, que todo ser humano tem que ser julgado por um tribunal isento e imparcial”.

O líder discursava logo depois do anúncio de voto contrário do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Lava Jato, cujas sentenças foram anuladas graças à atuação de Zanin na defesa de Lula junto ao STF. O Supremo declarou Moro suspeito e apontou parcialidade nos processos contra o hoje presidente da República.

“Grave pra mim é um juiz ficar em conluio com o Ministério Público, vilipendiando a Constituição Federal e o princípio de paridade de armas. Grave é esse juiz sair da magistratura e ingressar no governo de quem ele ajudou a eleger. Grave é esse ex-juiz sair do próprio governo e acusar o ex-presidente de interferência na Polícia Federal. Isso é o mais grave, isso é violar o principio da moralidade e da legalidade”, listou o senador.

LEIA MAIS: confira como foi a sabatina de Cristiano Zanin na CCJ

LEIA MAIS: confira como foi a apresentação de Zanin aos senadores

Para Contarato, o futuro ministro do STF agiu como “guardião da espinha dorsal” do Estado Democrático de Direito. “Grave é um juiz ser rotulado [pelo STF] como parcial. Isso é a demonstração inequívoca, é o ápice do comportamento mais inadequado que um magistrado possa ter”, afirmou.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) também elogiou a escolha de Cristiano Zanin para ministro do STF. “Desejo que ele faça cumprir o regramento de todos nos brasileiros, a Constituição Federal, que ajude a restabelecer com toda força o Estado Democrático de Direito, que ajude os demais Poderes a garantir que esse país nunca mais viva um risco contra sua democracia”, afirmou.

Do PT no Senado

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex