Criminosos devem ser identificados e punidos, diz Zeca Dirceu na GloboNews

Reprodução

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) adiantou logo cedo à GloboNews que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião ainda nesta segunda-feira (9) com as lideranças partidárias, às 13h, para indicar as primeiras medidas a serem tomadas pelo legislativo federal. “Vamos seguir insistindo para que todos os criminosos sejam identificados e punidos. E os organizadores, os financiadores também sejam identificados e punidos’, defendeu Zeca Dirceu.

No fim da tarde de domingo (8), a Bancada do PT na Câmara dos Deputados pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a prisão de todos os terroristas que invadiram a Praça dos Três Poderes e a Esplanada dos Ministérios, o desmonte dos acampamentos em frente aos quartéis e “medidas cabíveis contra o governador do DF (Ibaneis Rocha), pela omissão e leniência praticada”.

Na madrugada desta segunda-feira, o presidente do STF, ministro Alexandre de Moraes, determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) por 90 dias, considerando-o omisso frente à invasão e depredação do STF, Palácio do Planalto e Congresso Nacional.

Desmonte dos acampamentos golpistas

Moraes também ordenou a desocupação e dissolução total, em 24 horas, dos acampamentos nas imediações de quartéis, além da prisão em flagrante de seus participantes pelos crimes de atos terroristas (inclusive preparatórios), associação criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.

“Devemos orientar cada apoiador local, nos estados, a também fazer boletim de ocorrência nas delegacias relatando os fatos, tanto os bloqueios ou ocupações, como também omissão da PM onde houver. Os fatos precisam ser informados também ao MP (Ministério Público) e MPF (Ministério Público Federal), PF (Polícia Federal) e PRF, através de email, telefonemas e até whatsapp com notícia fato ou notícia crime”, completa o deputado.

Segundo Zeca Dirceu, os deputados estaduais e federais do PT já estão em contato com os governadores, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, forças de segurança e polícias para impedir novos atos terroristas nos estados. “Tanto na frente dos quartéis, como também no bloqueio de rodovias e refinarias que infelizmente aconteceu no Paraná”, informou o petista.
“Ontem à tarde, eu falei com o governador (Ratinho Junior), com o comandante da Polícia Militar (Sérgio Teixeira), com o secretário estadual de Segurança Pública (Hudson Teixeira) e de forma rápida as medidas foram tomadas e ainda na madrugada para desobstruir a entrada da refinaria da Repoar da Petrobras em Araucária da Repar”, completou.

Ação imediata

Na Repar, segundo o deputado, caminhões de terra foram colocados na frente da refinaria para bloquear e impedir a saída de combustíveis. “São fatos que mostram quem está por trás de tudo isso. Querem parar o país, querem provocar o caos, querem o rompimento da normalidade democrática do Estado de Direito. Mas não vão prosperar. Serão punidos rigorosamente”, afirmou Zeca Dirceu.

Ainda ontem, em nota, o Governo do Estado repudiou os atos em Brasília, os classificando como inadmissíveis e que atentam contra a democracia e o estado de direito. “Somos a favor da paz e do respeito. O Paraná se coloca à disposição do Ministério da Justiça para auxiliar no que for preciso e contribuir para a rápida retomada da ordem e da paz na capital federal”, diz a nota.

Assessoria de Imprensa do Deputado Zeca Dirceu

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também