Parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados apontaram o chamado “Efeito Lula” como o fator responsável pelos números positivos na economia e no mercado de trabalho no País. Segundo o monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas (FGV) o Produto Interno Bruto disparou no 3º trimestre e cresceu 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a taxa trimestral de desemprego caiu para o menor nível desde 2012, ficando em 6,4%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), divulgada nesta sexta-feira (22/11) pelo IBGE.
Sobre o crescimento da economia, houve um avanço de 1,0% em relação ao 2º trimestre. O crescimento em setembro foi de 0,7% em setembro, na comparação com agosto, ambos ajustados sazonalmente. No acumulado dos últimos 12 meses, a economia brasileira cresceu 3% até setembro. Segundo projeções do Ministério da Fazenda, o PIB brasileiro deve atingir 3,3% em 2024.
Leia Mais: Efeito Lula: FMI eleva de 2,1% para 3% previsão de alta do PIB do país em 2024
Para o líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), essa é a comprovação de que o compromisso de reconstrução do País está sendo cumprido pelo presidente Lula. “A economia brasileira cresceu 4,2% no terceiro trimestre, comparado com o mesmo período de 2023. Caiu o desemprego para 6,4%, o menor índice do IBGE para o período. A renda média cresceu 11,5%, maior valor em 12 anos, chegou a R$ 1.848,00. Inflação abaixo da meta. Esses são os resultados da reconstrução do Brasil”, apontou.
Queda recorde do desemprego
Segundo a PNAD, a taxa de desocupação no 3º trimestre do ano caiu 0,5%, atingindo 6,4%. Esse índice está 1,3% abaixo dos 7,7% registrados no mesmo período de 2023, atingindo o menor patamar da série histórica do levantamento, iniciado em 2012.
Além do baixo desemprego, houve avanço na criação de postos de trabalho, com 400 mil novas vagas, especialmente nos setores de indústria e serviços. Entre as 27 unidades da federação, 7 delas registraram redução no desemprego e outras 20 não apresentaram variações significativas.
Leia Também: Lula, sobre o PIB: “O que está acontecendo agora aconteceu no meu primeiro mandato”
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) atribuiu essa melhora às ações do governo determinadas pelo presidente Lula. “O desempregou caiu para o menor nível histórico no terceiro trimestre. A taxa chegou a 6,4% com 103 milhões de pessoas ocupadas. Efeito Lula!”, apontou.
Leia abaixo outras declarações de deputados petistas:
Deputado Helder Salomão (ES) – “O desempregou no Brasil caiu para o menor nível histórico no terceiro trimestre. A taxa chegou a 6,4% com 103 milhões de pessoas ocupadas! Efeito Lula, efeito Haddad”.
Deputado Nilto Tatto (SP) – “Boa Notícia! Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE. Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual. Efeito Lula”.
Héber Carvalho com Revista Fórum e PT Nacional