Contra a cultura da violência e do estupro, Rosário defende políticas em prol das mulheres

A deputada Maria do Rosário Lula (PT-RS) defendeu plenário nesta segunda-feira (25) políticas que modifiquem a cultura da violência e do estupro contra as mulheres. “Lamentavelmente, o assassinato de mulheres tem sido a cada dia uma realidade nacional” reconheceu. Ela destacou números do seu estado, Rio Grande do Sul, que ela considera “impressionantes”.

De acordo com a parlamentar, o número de feminicídios praticamente dobrou nos últimos 10 anos. Conforme o Atlas da Violência, o número de mortes de mulheres no Rio Grande do Sul aumentou 90% entre 2006 e 2016, segundo estatísticas aferidas pelo Fórum Nacional de Segurança Pública e pelo IPEA.

“Esses números são graves e exigem políticas que modifiquem uma cultura de violência e de estupro contra as mulheres, que não tem sido objetivo do governo estadual, tampouco do governo federal”, indignou-se.

Maria do Rosário afirmou que o governo Temer comprometeu totalmente as políticas públicas, inclusive retirando recursos e desarticulando ações para o enfrentamento da violência contra as mulheres. “Os recursos da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres foram transferidos para a propaganda do Gabinete da Presidência da República”, lamentou.

A deputada protestou ainda contra a extinção da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul. “Um programa importantíssimo levado adiante a partir da Secretaria, chamado Patrulha Maria da Penha, que atendia as mulheres em ação integrada da Polícia Civil e da Brigada Militar, foi totalmente comprometido pelo governo Sartori”, denunciou. O programa prestava atenção especial às mulheres quando era determinado o afastamento do agressor, para que ele realmente ficasse longe da vítima, evitando assim o risco de feminicídio.

“Vejo também a tentativa equivocada de impedir o debate nas escolas sobre gênero e violência contra mulheres e meninas. Isso tudo está levando, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil, ao crescimento da violência, à omissão dos governos”, lamentou Rosário.

Intervenção Militar – Em outro pronunciamento, nesta segunda-feira, a deputada Maria do Rosário Lula cobrou os resultados da intervenção militar no Rio de Janeiro. “Passados já alguns meses desde a intervenção militar no Rio de Janeiro, pergunto que resultado podemos ter que seja favorável à população do Rio ou à população brasileira?”. Ela citou ainda que, sequer, existe resultado objetivo em relação ao assassinato da vereadora Marielli Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes.

Ela citou também a morte do estudante Marcos Vinícius da Silva, de 14 anos, com uniforme escolar em meio a um confronto, na semana passada. “Já são oito crianças mortas em circunstâncias em que o Estado participa. A política que está sendo desenvolvida neste Brasil é a de perda de vidas da população. Nós perdemos vidas nas periferias urbanas, jovens, negros”, lamentou.

Maria do Rosário disse que o Mapa da Violência demonstra circunstâncias absurdas de como o racismo está presente, de como há determinados territórios onde as pessoas estão muito menos seguras. “O governo federal interveio no Rio de Janeiro e não deu resposta qualquer”, ressaltou.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100