Congresso mantém vetos da presidenta Dilma e petistas elogiam “responsabilidade fiscal”

Fontana GustavoB

O Congresso Nacional manteve o veto ao reajuste de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) pelo mesmo percentual aplicado ao salário mínimo. Esse e outros vetos presidenciais a propostas de aumento de despesas aprovadas pelos parlamentares foram mantidos durante sessão realizada nesta quarta-feira (18).

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara defenderam a manutenção dos vetos para o equilíbrio das contas públicas. Ao comentar sobre o veto ao reajuste dos benefícios do INSS, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) defendeu a saúde da Previdência Social. “Não é possível dar um mesmo reajuste a todos os aposentados, mas o salário mínimo tendo ganhos reais, garante aos aposentados que o recebem ou que venham a recebê-lo, um reajuste sempre maior”, disse. O salário mínimo é reajustado pela variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes mais o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior.

O deputado Pepe Vargas (PT-RS) lembrou que os vetos vão permitir manter o equilíbrio das contas orçamentárias do país. “É evidente que qualquer parlamentar gostaria de conceder aos vários setores da população todos os benefícios possíveis e imagináveis. Mas esses benefícios sempre têm algum custo para o Orçamento da União. Portanto, o nosso dilema não é a justeza, não é o mérito eventualmente de uma proposta. Temos que saber se esses benefícios cabem no Orçamento ou não, porque o Orçamento não é um elástico que pode ser esticado permanentemente; ele tem limites”, explicou.

Pepe Vargas criticou o posicionamento da oposição que, de acordo com ele, atua com irresponsabilidade fiscal. “Infelizmente, a oposição, quando governou o País, não teve responsabilidade fiscal, porque entregou uma dívida pública líquida do setor público da ordem de 60% do Produto Interno Bruto do País. Os governos Lula e Dilma reduziram essa dívida para menos de 40% do PIB. Essa oposição, que cobra responsabilidade fiscal, atua nestas votações, com enorme irresponsabilidade fiscal. Então, há uma brutal contradição nesse comportamento da oposição”.

Setor têxtil – Também foi mantido pelo Congresso o veto sobre tributação diferenciada para o setor têxtil. O trecho vetado previa alíquota diferenciada de 1,5% sobre a receita bruta para o setor têxtil, em substituição à contribuição sobre a folha de pagamentos. Na justificativa de veto, o governo argumentou que o tratamento especial ao setor resultaria em “prejuízos sociais” e seria contrário a lógica de economia do projeto.

O deputado Henrique Fontana (PT-RS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecção afirmou que “há um caminho” de um grande acordo para o setor. “Existe uma sensibilidade do governo em reconhecer que o setor da confecção é o segundo maior empregador industrial do País, com um milhão e seiscentos mil empregos. Então, vamos caminhar para chegarmos a uma alíquota de 2% através de uma emenda na MP 694/15 em tramitação no Congresso”, disse.

Criada em 2011 pelo governo, a desoneração trocava a contribuição patronal de 20% sobre a folha de pagamentos para a Previdência por alíquotas incidentes na receita bruta das empresas. Com a sanção de Dilma, o governo aumentou as duas alíquotas de 1% e 2% vigentes para a maioria dos setores para, respectivamente, 2,5% e 4,5%. A mudança poderá resultar em uma arrecadação de cerca de R$ 10 bilhões. As novas alíquotas só entrarão em vigor em 1º de dezembro, porque a lei determina prazo de 90 dias para a mudança na tributação.

Depósitos Judiciais – Deputados e Senadores derrubaram o veto ao prazo de 15 dias para a liberação para estados e municípios de depósitos judiciais sob a posse de bancos. Esses depósitos são vinculados a processos de refinanciamento de dívidas entre União, estados, Distrito Federal e municípios.

Gizele Benitz

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100