Comissão vai ouvir presidente do Banco Central sobre influência indevida de banqueiro na instituição

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara aprovou nesta terça-feira (9) requerimento de autoria do líder do PT na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), e dos deputados Helder Salomão (PT-ES) e José Ricardo (PT-AM), que convida o presidente do Banco Central do Brasil (Bacen), Roberto Campos Neto, a prestar explicações ao colegiado sobre influências indevidas de um banqueiro sobre a instituição. O presidente do Bacen terá que explicar, nesse caso, recentes declarações vazadas pela imprensa em que o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, revela seu poder e influência sobre o banco que tem como finalidade gerir a política monetária do País.

O áudio vazado refere-se à fala de André Esteves ocorrida durante uma conferência com investidores. Na conversa, o dono do BTG Pactual afirma que o presidente do Bacen teria ligado para ele para saber qual deveria ser o piso (lower bound) da taxa de juros no Brasil. Esteves disse ainda que teria “educado políticos e Ministros do STF para que a independência do Banco Central fosse aprovada”.

Na justificativa do requerimento, os petistas ressaltam que o caso revela uma possível relação espúria entre o interesse público e o privado. “Para além das fanfarrices e análises políticas e sociais que demonstram total desconexão com a realidade vivenciada pela esmagadora maioria da população brasileira, o que o áudio revela, ao fim e ao cabo, é a existência de uma relação espúria entre público e privado, onde temas (taxas de juros) que devem ser analisados à luz dos interesses maiores da sociedade brasileira, são decididos a partir dos interesses privados de grupos econômicos e financeiros”, afirmam os deputados.

Limite a dispensa de licitação por estatais

A Comissão aprovou ainda projeto de lei de autoria do deputado João Daniel (PT-SE) – PL 8183/2017 – que altera a Lei de Responsabilidade das Estatais (Lei 13.303/2016) ao proibir que estas empresas utilizem o critério de “oportunidade de negócio” para escolher parceiros sem licitação.

Segundo o petista, a mudança na lei é necessária porque a regra atual para dispensa de licitação é muito genérica e pode “dar margem a alienações sem atendimento aos princípios da publicidade e da impessoalidade”.

Leia íntegra do requerimento:

REQ-65-2021-CDEICS

Héber Carvalho com informações da Agência Câmara de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100