Comissão quer que Ministro do Trabalho explique portaria do trabalho escravo

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) aprovou, nesta quarta-feira (8), requerimento de convocação de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF) para que o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, compareça ao colegiado para explicar a edição da portaria 1.129, a qual altera os conceitos que definem o trabalho escravo no Brasil. O ministro estará na comissão na semana do dia 20 de novembro.

“Segundo a portaria que introduziu as novas definições, a “jornada exaustiva” e a “condição degradante”, para serem caracterizadas, dependem da privação da liberdade do trabalhador, em total afronta ao entendimento que prevalecia até então e aplicado conforme o artigo 149 do Código Penal”, diz a parlamentar.

“Considerando, portanto, que as drásticas mudanças propostas mediante a aludida portaria concorrem para a precarização das condições de trabalho e, consequentemente, para a legalização do trabalho escravo no Brasil, ao dificultar o acesso à chamada lista suja da escravidão moderna, o que representa gravíssima afronta à legislação vigente e as convenções da OIT, faz-se necessário o comparecimento do ministro do Trabalho e Emprego perante esta comissão, de modo que possa esclarecer as muitas questões acerca da supracitada portaria ministerial”, justifica a deputada.

Na ocasião, os parlamentares também aprovaram uma moção de repúdio ao que classificaram como “desmonte” das políticas de combate ao trabalho escravo como forma de assinalar a posição contrária do colegiado em relação ao Ministério do Trabalho.

O colegiado aprovou, ainda, o projeto de decreto Legislativo (PDC 791/17) que susta a portaria do Ministério do Trabalho. A ele foram apensados outros 20 PDCs de iniciativa de diversos partidos e parlamentares, entre os quais está um de iniciativa da deputada Erika Kokay.

O presidente da CTASP, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que vai solicitar ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a votação em regime de urgência desse projeto pelo Plenário da Casa.

A preocupação é que a decisão liminar da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspende os efeitos da portaria, possa ser derrubada a qualquer momento pelo governo ilegítimo de Temer.

 

(AP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100