Comissão na Câmara aprova 14° salário para aposentados  

Deputado Enio Verri. Foto: Gabriel Paiva

O benefício vale por dois anos e com limite de até dois salários mínimos. Enio Verri destaca que serão 35 milhões de beneficiados com o projeto. O projeto ainda precisa ser analisado pela CCJC.

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (24), o projeto de lei (PL 4367/2020), que prevê o pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pelo projeto, será pago o 14° salário relativos ao período de dois anos, ficando este valor limitado ao equivalente a até dois salários mínimos. A proposta segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

O deputado Enio Verri (PT-PR) destacou o número de beneficiados com o projeto. “A aprovação de hoje é uma grande conquista para aposentados e pensionistas de todo o Brasil. São mais de 35 milhões de brasileiras e brasileiros que terão acesso a esse recurso. O PL visa dar qualidade de vida a uma parcela que já recebe muito pouco. Esses valores vão, inevitavelmente, circular na economia local, pois vão ajudar no orçamento de famílias na compra de alimentos, medicação e outras demandas básicas. São pessoas que hoje convivem com inflação e desemprego sufocando suas finanças”.

Viabilidade econômica

Na Comissão, as discussões giram em torno da viabilidade econômica e adequação orçamentária da proposta. O relator estipulou o aumento temporário das alíquotas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para os setores dos bancos, combustíveis e energia; redirecionamento temporário dos recursos de dividendos arrecadados pela União destes mesmos setores; e revogação de isenções fiscais listadas no Projeto de Lei nº 3.203, de 2021.

Prevendo uma derrota, a base governista recuou e mudou o voto a favor do projeto na reunião de hoje. “Foram muitos meses de negociação e tentativas de construir um acordo, mas o importante foi que saímos vitoriosos dessa votação. Tínhamos o governo contra o projeto, mas, como temos feito na Câmara dos Deputados, fizemos um bom acordo para o Brasil. Fico muito feliz de ter contribuído nesse desafio. Vencemos essa batalha, mas a guerra está próxima de ser vencida”, disse Enio Verri em referência à continuidade da tramitação do projeto até sua aprovação final.

Por fim, o deputado paranaense destaca que a medida vai chegar para quem mais precisa. “Vai ajudar os mais pobres, o aposentado e pensionista que vivem com o mínimo, que querem e precisam ter comida no prato e não tiveram a atenção do governo federal quando mais precisaram”, completou.

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100