Comissão Geral debate novo Código de Processo Civil que será votado em outubro

PAULOTEIXEIRA-TRIBUNA-190913

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

O projeto (PL 8046/10) do novo Código de Processo Civil (CPC) foi debatido em Comissão Geral, nesta quinta-feira (19), no plenário da Câmara dos Deputados. Juristas, advogados, juízes e representantes de entidades da sociedade civil, além de parlamentares, comentaram o novo CPC, que deve ir a voto em plenário no dia 8 de outubro.

Para o relator da comissão especial que analisou o projeto, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a reforma do CPC é imprescindível para o País. “Não vivemos mais na sociedade de 1973. O momento político é outro, vivemos em uma democracia. A sociedade é outra, a população hoje é de 200 milhões de habitantes. Os conflitos são de outra natureza, requerem instrumentos de outra natureza. O Código atual não tem mais uma estrutura que responde com coerência à sociedade brasileira”, disse Teixeira na comissão geral.

O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), enalteceu o trabalho da comissão especial que elaborou o projeto. “É meu dever registrar que este trabalho belíssimo que está sendo feito na Câmara dos Deputados vai atender a algo sagrado na vida de qualquer um de nós: à contribuição para que se faça justiça. Justiça é algo maior do que o Judiciário, é algo maior do que as nossas profissões”, ressaltou Chinaglia.

Já o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) elogiou o esforço para evitar que o “juridiquês” prevalecesse no texto do novo CPC e também o amplo diálogo feito com a sociedade através das audiências públicas, dos seminários, das reuniões com juristas e das consultas via Internet. Por fim, Amauri defendeu a manutenção dos depósitos judiciais em bancos estatais. “Não podemos arriscar o dinheiro das partes em instituições que não oferecem garantias. Os bancos oficiais têm a garantia da estabilidade. Quantos bancos privados sumiram? Quantos planos de previdência existiram no Brasil que lesaram as pessoas que depositaram em banco privado?”, questionou o deputado baiano.

O suplente de deputado e primeiro relator do projeto, Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), lembrou que a comissão especial percorreu “do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte dialogando com todo o mundo jurídico e acadêmico” e ponderou que o novo CPC não será “o remédio de todos os males que afligem o Poder Judiciário” no Brasil, mas contribuirá para mudanças profundas, inclusive na formação acadêmica na área do Direito. “As faculdades têm que preparar novas gerações voltadas não para a litigância e beligerância, como todos nós aqui fomos, mas voltados para a conciliação, a mediação e a arbitragem”, sugeriu Barradas.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reconheceu que o projeto incorporou várias demandas do mundo advocatício. “Em termos de conquistas da advocacia brasileira, elas estão todas contempladas nesse novo CPC: os honorários são alimentares, a pessoa jurídica poderá recebê-los, as férias dos advogados estão contempladas. Portanto, é um Código que valoriza, sim, a profissão de defesa do cidadão, a profissão que é um instrumento de defesa da liberdade dos bens, que é a advocacia brasileira”, registrou Coelho.

Já o jurista Fredie Didier Jr., que colaborou com a comissão especial na elaboração do projeto, destacou o alto grau de consenso obtido durante o processo. “Não é pouca coisa o Parlamento brasileiro aprovar uma lei com 1.083 artigos, quase 2 mil enunciados se vocês contarem os parágrafos e os incisos. É um projeto que chega, depois de 4 anos de tramitação, na Comissão Especial com oito destaques para serem votados. Significa que é um projeto que amadureceu, que foi construído num diálogo muito profícuo”, opinou Didier.

Confira os discursos da Comissão Geral:

http://www.camara.leg.br/internet/sitaqweb/discursodireto.asp?nuSessao=283.3.54.O

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100