Comissão especial da PEC do transporte como direito social é instalada

NilmarioMiranda14052013

Foi instalada nesta quarta-feira (4) a comissão especial que debaterá a proposta de emenda à Constituição (PEC 90/11) que inscreve o transporte no rol de direitos sociais consagrados pelo artigo 6º da Constituição.

A proposta é de autoria da deputada Luiza Erundina (PSB-SP). Na reunião desta quarta, foi eleito como presidente do colegiado o deputado Marçal Filho (PMDB-MS) e o relator será o petista Nilmário Miranda (MG).

Para o relator, a luta por um novo modelo de transporte público, mais barato, eficiente e sustentável, ganhará força com a PEC 90. “O que motivou e impulsionou as jornadas de junho foi o tema da mobilidade urbana. Portanto, esse direito das pessoas, que ainda não está inserido na Constituição, não está sendo garantido. O Movimento Passe Livre calcula em 37 milhões o número de pessoas que não usam o transporte coletivo por conta da limitação de renda. Essa PEC fortalecerá a exigibilidade desse direito, no sentido de que sejam implementadas políticas que garantam a sua plena realização”, opinou Nilmário.

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), integrante da comissão, ressaltou a importância “vital” do tema para a sociedade e defendeu que a gratuidade do transporte público esteja colocada no horizonte desse debate. “ Se o transporte é um direito, mas as tarifas são altas, esse direito não poder garantido. Temos que pensar em mecanismos que viabilizem, de alguma forma, a implantação da tarifa zero”, propôs Janete, que já sugeriu o convite ao Movimento Passe Livre (MPL) para ser ouvido em audiência pública.

Outro integrante da comissão, o deputado Fernando Marroni (PT-RS), destacou a “oportunidade” que a PEC proporciona. “A sociedade quer fazer esse debate, os prefeitos querem fazer, a juventude está nas ruas sofrendo por conta do esgotamento em matéria de transporte público e essa comissão tem uma grande oportunidade para promover essa discussão, sobretudo sob a ótica do interesse público, que deve prevalecer sobre os interesses privados, sobre os negócios”, disse Marroni.

O deputado Paulão (PT-AL) lembrou que esse debate está inserido num cenário mais amplo e complexo. “O tema do transporte público está situado no contexto da reforma urbana e hoje o clamor das ruas coloca essa agenda como prioridade”, registrou Paulão, que é suplente da comissão, assim como os deputados Francisco Chagas (PT-SP) e Ronaldo Zulke (PT-RS).

Na próxima semana, a comissão especial deverá se reunir para definir metodologia e cronograma de trabalho.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100