A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa vai realizar a audiência pública “O planejamento do Estado brasileiro frente às mudanças demográficas em curso: desafios e projeções”, na próxima quarta-feira (18), para debater o planejamento de ações que contemplem o aumento o envelhecimento da população brasileira.
Autor do requerimento para a realização da audiência, o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) apresentou uma série de projeções demográficas elaboradas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que demonstram o estreitamento gradual da base da pirâmide demográfica e o alargamento de seu topo entre 1980 e 2060. Segundo ele, entre os efeitos dessa redução da população jovem em relação ao total e o aumento gradativo da população mais velha estão o esvaziamento das áreas rurais e do interior do território nacional, a redução da população em idade economicamente ativa e o progressivo comprometimento da base de sustentação da Previdência Social.
“Estamos testemunhando os primeiros sinais de mudanças rápidas e significativas na estrutura da sociedade brasileira, com impactos nas políticas públicas, na economia, na renda das famílias, no cuidado com as pessoas idosas, nos espaços urbanos, entre outras dimensões da vida social”, destaca Lindenmeyer. “Não se trata mais da discussão e criação de políticas setoriais, mas da reestruturação do próprio Estado brasileiro para compreender e incorporar em sua agenda institucional a mudança demográfica em curso”, adverte.
A audiência pública está marcada para as 14h30 no plenário 12 da Câmara dos Deputados.
Assessoria de Comunicação do deputado Alexandre Lindenmeyer com informações da Agência Câmara de Notícias