O case de sucesso da Biblioteca Pública Municipal de Juína (MT), que conquistou o segundo lugar em concurso nacional que premia as 10 bibliotecas públicas brasileiras que mais contribuem com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, e com a transformação social de suas comunidades, foi objeto de debate nesta quarta-feira (8), na Comissão de Educação. A atividade articulada pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) contou com a presença do deputado Waldenor Pereira (PT-BA) e dos representantes do município, o prefeito Altir Peruzzo (PT); do secretário adjunto de Cultura, Adriano Souza, e da diretora de Cultura, Silvia Machado.
Para a coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Educação e em Respeito ao Profissional da Educação, Professora Rosa Neide, é preciso mostrar para todo País os trabalhos exitosos que transformam a cultura e a educação dos estados e municípios. “O programa realizado em Juína é uma referência na articulação entre políticas culturais e educacionais de estímulo à leitura. Conheci o nascimento desse projeto e ele foi crescendo junto com a cidade. Tirar a biblioteca do seu espaço físico e fazer a biblioteca se movimentar é inovador e combate o desestímulo à leitura”, afirmou.
Segundo o prefeito e gestor premiado, Altir Peruzzo, a leitura e a arte são o centro do conhecimento e precisam ser estimulados. “Todo gestor precisa investir na diversidade, e, sobretudo, promover fórmulas que estimulem o retorno à leitura. Em Juína, o único instrumento cultural existente é a biblioteca e foi lá que nós começamos, e através dela nós conseguimos trazer um arcabouço de outras atividades culturais que hoje fazem a riqueza do nosso município”, explicou.
A diretora de Cultura do município, Silvia Machado, explicou que foi necessário desconstruir alguns conceitos enraizados relacionados às bibliotecas. “A biblioteca é conhecida como um espaço individual e de silêncio, mas com a revitalização física e conceitual da Biblioteca Municipal de Juína, possibilitamos um grande avanço de participação e o número de usuários e leitores cresceu”, detalhou.
O secretário adjunto de Cultura, Adriano Souza, ressaltou que o Programa Arte, Cultura e Leitura uma Bela Mistura, possibilitou várias ações dentro da biblioteca, que envolvem as ferramentas artísticas, contação de histórias e a implementação da biblioteca itinerante nos eventos do município. “Além dos diversos avanços o programa também possibilitou por meio dos diálogos com a comunidade, juventude e movimentos sociais, a coleta de demandas para implementação do Plano Municipal do Livro Leitura Literatura e Biblioteca (PNLLLB) do município de Juína. Sendo ele o primeiro PNLLLB do estado de Mato Grosso, o segundo no Brasil com previsão orçamentária e o décimo plano aprovado no Brasil”, explicou.
Já o vice-coordenador da Frente Parlamentar Mista do Livro, da Leitura e da Escrita, deputado Waldenor Pereira, aproveitou a oportunidade e convidou os representantes de Juína a participar e apresentar no próximo ano a experiência do município na Feira Literária de Mucugê que acontece na Chapada Diamantina, na Bahia. “Tenho certeza que a apresentação desse programa de sucesso vai motivar prefeitos e vereadores para que tenham iniciativas similares. Essa iniciativa ultrapassa a leitura com outras manifestações e por isso deve ser espalhada por todo o País”, recomendou.
Veja a íntegra da audiência pública:
Assessoria de Comunicação
Foto – Gabriel Paiva