O deputado Carlos Veras (PT-PE), indicado pela Bancada do PT para ocupar presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, afirmou hoje que uma das prioridades que defende para o colegiado ao longo deste ano legislativo é garantir à população brasileira o direito à alimentação e à vacina contra a Covid-19, além do combate à violência contra as mulheres.
Ele afirmou que o direito à alimentação é fundamental, “mas na atual conjuntura não tem sido garantido no País”. Em relação à vacina, o parlamentar ressaltou que a imunização de todos os brasileiros “faz parte do direito à vida neste momento de pandemia” e que a CDHM vai fazer parte do debate. Ambos os direitos têm sido desrespeitados pelo governo genocida Bolsonaro.
Carlos Veras disse ainda que o combate à violência contra as mulheres também será discutido no colegiado, diante do crescimento da brutalidade contra elas desde o início da pandemia de Covid-19, conforme denúncias. “Neste momento de pandemia, as mulheres têm sofrido cada vez mais violência física e psicológica por seus algozes, além de serem as que mais sofrem pela falta de auxílio emergencial para sobreviver”, afirmou.
A CDHM é uma das mais importantes da Câmara, com longa tradição de comando do Partido dos Trabalhadores. O parlamentar pernambucano afirmou que será uma honra substituir outro petista no comando da Comissão, o deputado Helder Salomão (PT-ES).
“Recebo com muita gratidão a indicação dos meus colegas de Bancada do PT na Câmara, que confiaram em meu nome para presidir essa que é uma das mais importantes comissões do parlamento. Como primeiro parlamentar pernambucano a ocupar a presidência da CDHM, iremos trabalhar com muita dedicação e força para estar à altura dessa confiança, sucedendo com muita honra na presidência o deputado Helder Salomão (PT-ES)”, disse.
A eleição e a instalação da comissão ocorrem nesta quinta-feira (11), às 9h.
Héber Carvalho