Com o objetivo de averiguar as condições do sistema penitenciário do Distrito Federal, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) realizou, na terça-feira (18), uma diligência ao Complexo Penitenciário da Papuda, o maior da capital federal.
A visita foi motivada a partir de denúncias realizadas à CDHM e analisadas pela vice-presidenta da CDHM, deputada Erika Kokay (PT-DF). Entre as situações denunciadas, estão o inchaço das penitenciárias do DF, quantidade insuficiente de agentes penitenciários, privação de atendimentos essenciais de saúde, escoltas judiciárias, saídas para enterro de familiares e privação do direito ao banho de sol, além de más condições estruturais dos presídios.
No presídio, a deputada Erika e assessores técnicos da CDHM visitaram os pavilhões da Papuda e constataram violações de Direitos Humanos dos presos. Além disso, a comitiva conversou com a administração do Complexo, agentes penitenciários e alguns detentos. Todos os relatos serão compilados e farão parte de um relatório, que será divulgado nas próximas semanas.
Assessoria CDHM Câmara