A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou nesta quarta (7) dois requerimentos de autoria do deputado Zé Neto (PT-BA), que preveem a realização de audiência pública para discutir o fomento à recuperação econômica do País durante a pandemia de Covid-19 e ao desenvolvimento econômico no pós-pandemia e também sobre medidas de liberalização no comércio exterior e reduções unilaterais no Imposto de Importação.
Durante a reunião da comissão, na Câmara dos Deputados, Zé Neto defendeu que a comissão deve buscar o diálogo entre os setores estratégicos afetados pela pandemia do coronavírus, bem como acompanhar e avaliar a política econômica e de comércio exterior brasileira.
É necessária uma reflexão aprofundada e técnica sobre as políticas econômicas indispensáveis para o crescimento com a participação dos setores representativos da categoria, inclusive com a presença do Presidente da Fecomércio Bahia, Carlos Andrade.
O atual orçamento da união não traduz o momento de guerra que vive a economia do País. A economia brasileira sofreu queda histórica de 4,1% em 2020, em decorrência dos impactos econômicos e sociais por conta da pandemia. Há grandes incertezas sobre a condução do governo federal frente às medidas sanitárias, econômicas e sociais direcionadas ao combate da pandemia e ao planejamento de uma recuperação e da estratégia de desenvolvimento pós-pandemia.
O governo federal frente às medidas sanitárias precisa criar linhas de crédito e reforçar as existentes para fomento aos setores estratégicos, tão importantes para arrecadação fiscal com foco na recuperação econômica de agora e no pós-pandemia.
“Cabe discutir os caminhos brasileiros para sair da crise, como também para engendrar uma estratégia de desenvolvimento sólida com mudanças estruturais na produção, no emprego e na renda na direção de uma economia mais avançada e inclusiva”, observou Zé Neto.
Assessoria de Comunicação