Comissão aprova redução de jornada de trabalho para amamentação

Mães de crianças de até 1 ano de idade poderão ter a jornada de trabalho reduzida em até duas horas, caso a empresa em que trabalham não ofereça local apropriado para que amamentem ou alimentem os filhos. É o que prevê o projeto alternativo da deputada federal Ana Perugini (PT-SP), que substituiu os projetos de lei 4.968/2016, do deputado Luiz Lauro Filho, e 7.057/2017, da deputada Laura Carneiro, e foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMulher) da Câmara dos Deputados.

O projeto prevê alterações no artigo 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e garante a redução, em locais inapropriados, de acordo com o tamanho da jornada da trabalhadora. Segundo o texto, se a mulher trabalha de quatro a seis horas, a redução da jornada será de uma hora; e caso cumpra seis horas ou mais de trabalho, terá direito de duas horas. De acordo com a proposta, em análise na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), o empregador não poderá reduzir o salário da funcionária por conta disso.

Além da amamentação, o PL assegura o mesmo direito à mulher que não pode amamentar, acrescentando o termo alimentação na lei. Outro ponto: atualmente, a CLT garante a mulheres lactantes dois descansos especiais, de meia hora cada um, até o filho completar seis meses de idade. O novo texto, porém, estende o direito a mulheres adotantes e garante o benefício até a criança completar 1 ano.

“O projeto é de extrema relevância para o amparo à maternidade, valor que nossa sociedade precisa nutrir”, escreveu a deputada Ana Perugini, coordenadora nacional da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, ao apresentar o seu voto pela aprovação do projeto.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que as empresas devem oferecer condições adequadas ao aleitamento e um espaço para guarda e cuidado das crianças. A maioria dos empregadores, no entanto, tem optado pelo pagamento de auxílio para que as mães deixem os filhos em creches particulares.

 

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex