Comissão aprova proposta de Reformulação do Ensino Médio

REGINALDOLOPES-COMISSAO-251113

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

A comissão que debate a Reformulação do Ensino Médio aprovou nesta terça-feira (26) o relatório final do colegiado, com as mudanças anunciadas na semana passada pelo presidente da Comissão, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Entre as sugestões acatadas está a do deputado Francisco Praciano (PT-AM), que inclui no currículo as disciplinas de cidadania, ética na política, e exercício da participação popular na democracia. Para Reginaldo Lopes, a reformulação do currículo vai exigir também uma nova visão de ensino no País.

“Se o que está sendo proposto é um novo currículo nacional, dividido por áreas de conhecimento, com um Enem que avalie pelas áreas de conhecimento, e uma diversificação do ensino a partir do projeto de vida do jovem, passamos a ter necessidade de uma nova licenciatura que dê conta de dar resposta a essa nova organização do ensino médio”, destacou Reginaldo Lopes. Segundo ele, essas mudanças serão importantíssimas para “viabilizar a reformulação do ensino médio no Brasil”.  

Outra mudança no projeto de lei foi a inclusão da linguagem e da matemática como novos eixos de conhecimento que o estudante poderá se aprofundar na última série do ensino médio. No texto anterior, a ênfase estava “apenas” nas ciências da natureza, humanas e na formação profissional. Apesar de o texto constitucional definir os estados como os responsáveis pelo ensino médio, Reginaldo Lopes disse que a comissão trouxe o tema para dentro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) “porque o ensino médio dialoga com o projeto de nação que o País deseja para o futuro”.  

Principais pontos da Reforma do Ensino Médio:

– Ensino integral diurno (7 horas);

– Eliminação do ensino noturno para menores de 18 anos, em até três anos após publicação da lei;

– Ensino Médio Noturno com duração de quatro anos e jornada de três horas/aula;

– Ênfase do ensino em quatro áreas de conhecimento: linguagem, matemática, ciências da natureza e humanas;

– Transversalidade do conhecimento com ensino de temas como: empreendedorismo, prevenção ao uso de drogas, educação ambiental, sexual, de trânsito, cultura da paz, código do consumidor, e noções sobre a Constituição Federal;

– Universalização do acesso ao ensino integral em até 20 anos. No final do décimo ano, com 50% das matrículas em 50% das escolas.

– Implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte da conclusão do EM, e seriado (com validade de três anos), para avaliação da qualidade do ensino.  

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100