Com voto do PT, Câmara aprova projeto que recria o seguro obrigatório para acidentes de trânsito

Plenário aprova projetos com apoio da Bancada do PT. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Deputado Rubens Pereira Jr. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Parlamentares ainda votaram outras proposições como o que aprimora o regime jurídico da Embratur

Com apoio da Bancada do PT, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9/4), por 304 votos favoráveis, o projeto de lei complementar (PLP 233/23), do governo Lula, que recria o seguro obrigatório para acidentes de trânsito que será administrado pela Caixa Econômica. A matéria segue para o Senado Federal.

Com a nova regulamentação, será possível voltar a cobrar o seguro obrigatório de todos os proprietários de veículos automotores e os prêmios serão administrados pela Caixa em um novo fundo do agora denominado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).

“O projeto avança bastante, deixando a responsabilidade da gestão sob a Caixa Econômica Federal, e não sob aquelas seguradoras que muitas vezes foram investigadas em denúncias escabrosas de corrupção, mas tendo o poder público como fiador e garantidor disso”, explicou o relator, deputado Rubens Pereira Junior (PT-MA).

SPVAT

Deputado Carlos Zarattini. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Segundo o relator, a proposta de transformação do DPVAT para o SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito) visa ampliar a proteção social aos cidadãos afetados por acidentes de trânsito, fazendo uma adaptação às necessidades contemporâneas da sociedade, tornando-o mais abrangente e efetivo.

O texto garante ainda indenizações por danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não, e a seus respectivos beneficiários ou dependentes, relativos a acidentes ocorridos em todo o território nacional.

O texto conta com substitutivo preliminar do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que retoma o pagamento de despesas médicas da vítima dos acidentes com veículos e direciona entre 35% e 40% do valor arrecadado com o prêmio do seguro pago pelos proprietários de veículos aos municípios e estados onde houver serviço municipal ou metropolitano de transporte público coletivo.

Embratur

Deputado José Guimarães. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Também com voto do PT, Câmara aprovou o projeto de lei (PL 545/24), de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), líder do Governo, que aprimora o regime jurídico da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O texto vai para apreciação do Senado.

Entre outras ações, o projeto permite que a Embratur seja contratada sem licitação por outros órgãos ou entidades da administração pública. Essa dispensa de licitação poderá ser feita para as seguintes ações: promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do país no exterior; articulação com agentes econômicos; e medidas de preparação para grandes eventos de importância internacional.

O texto aprovado inclui dispositivo na lei de criação do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para desvincular, por cinco anos, 30% dos recursos desse fundo e destiná-los ao Ministério do Turismo para uso em ações relacionadas ao modal aéreo e para incentivar o turismo. Um ato conjunto dos ministérios de Portos e Aeroportos e do Turismo definirá os critérios e prioridades para esses recursos desvinculados.

Jogos eletrônicos

Deputada Maria do Rosário. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

O projeto de lei (PL 2796/2021), de autoria do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), que cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos e para os jogos de fantasia foi aprovado com apoio do PT. O PL regulamenta a fabricação, a importação, a comercialização e o desenvolvimento de jogos eletrônicos no País.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) comemorou a aprovação e ressaltou a importância dos jogos para o Brasil. “Quando falamos em jogos eletrônicos, nós estamos falando em desenvolvimento de ciência, tecnologia de ponta, estamos falando em economia, em cultura, estamos falando em uma juventude toda e todas as idades”, destacou.

PL aprovados

O plenário da Câmara ainda analisou e aprovou mais dois projetos de lei que seguem para o Senado Federal. São eles:

O projeto de lei (PL 5696/2023) que visa garantir acesso à água potável nas instituições de ensino; e o projeto de lei (PL 2228/2020) que obrigada a criação de mecanismos de levantamento e divulgação da demanda por vagas em creches nos Municípios e no Distrito Federal.

Pedidos de Urgência

A Câmara aprovou também o regime de urgência para dois projetos de lei, de autoria do líder do governo, deputado José Guimarães, e do líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (PT-MG), que poderão ser votadas no Plenário na próxima semana. São eles:

Projeto de Lei 1026/24, que restringe o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) de 44 para 12 atividades econômicas. O texto também estabelece reoneração gradativa dos tributos até zerar os benefícios em 2027 para todos os setores;

Projeto de Lei 1027/24, que aumenta gradualmente a alíquota da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de municípios com até 50 mil habitantes e receita corrente líquida per capita de até R$ 3.895.

 

Lorena Vale com Agência Câmara

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100