Com o voto do PT, Câmara cria o Prêmio Paulo Gustavo de valorização do humor e da comédia

Reprodução Facebook Oficial de Paulo Gustavo

A Câmara dos Deputados aprovou e promulgou nesta quinta-feira (7) resolução que institui o “Prêmio Paulo Gustavo de valorização do humor e da comédia”, a ser concedido a artistas, personalidades, grupos, organizações ou iniciativas que contribuem ou tenham contribuído de forma relevante para a cultura brasileira. A Bancada do PT votou a favor da proposta, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e do deputado Marcelo Ramos (PL-AM) e relatado pela deputada Marília Arraes (PT-PE). O ator, diretor e produtor Paulo Gustavo morreu em maio último, aos 42 anos, em decorrência da Covid-19.

Ao defender seu substitutivo, a deputada Marília Arraes argumentou que “num País que convive com tanta miséria e tristeza, levar alegria à população constitui verdadeiro sacerdócio”. Portanto, continuou a deputada, a criação do Prêmio Paulo Gustavo permitirá à Câmara reconhecer o trabalho destes valorosos artistas e realizadores culturais e, assim também, prestar um relevante serviço à sociedade, que indubitavelmente é quem mais se beneficia do seu trabalho.

Marília Arraes foi relatora do projeto. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Quanto ao nome do prêmio, explicou Marília Arraes, difícil pensar em algo mais justo: “Paulo Gustavo era amado pelos brasileiros, e a comoção que sua morte causou dá a monta de sua grandeza. Seguramente, é do maior interesse de todos que a Câmara, para além de honrar sua memória, o faça fomentando a prática que o consagrou e pela qual será eternamente lembrado: levar alegria aos lares brasileiros”.

Marília Arraes ainda acrescentou que, para sempre, Paulo Gustavo vai ser lembrado não somente pelo papel que teve na nossa cultura e na promoção artística do nosso País, “mas também pelo lado em que ele sempre se posicionou, principalmente num momento como este em que temos que destacar quem está realmente defendendo a vida e quem defende um governo que não se preocupa com a vida, um governo que tem uma necropolítica, que, com certeza, nós vamos conseguir vencê-la o mais breve possível”.

Ato de resistência

A deputada Erika Kokay (PT-DF) avaliou que, com a criação do prêmio, a Câmara faz uma opção por homenagear, todos os anos, os profissionais, os artistas, artistas do humor, artistas da comédia, artistas que fazem rir, “artistas que nos fazem enfrentar, porque o riso — como disse Paulo Gustavo, que é um ato de resistência — é uma forma de adquirirmos coragem para enfrentarmos todas as desavenças e todas as questões que tentam nos roubar uma humanidade que pressupõe o riso”.

A deputada enfatizou que é preciso valorizar o riso, valorizar estes profissionais que estão em todos os cantos do Brasil. “Alguns que estão na arte circense, outros que assumem palcos, que assumem as ruas, que brincam com a vida e nos enchem de coragem, como disse, para que nós possamos fazer este enfrentamento de um momento tão duro que o Brasil tem vivenciado”, argumentou.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), ex-presidenta da Comissão de Cultura da Câmara, também destacou a importância do Prêmio Paulo Gustavo. “Entendo que ele deixou saudade e tristeza. Mas ele ainda deixa todos sorrindo com toda a sua criação. Essa é uma lembrança permanente que temos dele. A iniciativa da deputada Jandira vai fazer com que não nos esqueçamos jamais dele, até porque a sua arte nos levou a choros e a risos de todas as formas. E todos os profissionais da comédia estarão contemplados com esse projeto”, afirmou.

Homenagem a todos que a Covid levou

E o deputado Henrique Fontana (PT-RS) enfatizou que, “ao homenagear este grande artista brasileiro que a pandemia da Covid nos levou, o Paulo Gustavo — todos nós brasileiros temos muito carinho, lembranças de momentos positivos, de momentos alegres que vivemos ao assistir à arte tão sensível e qualificada com a qual ele nos brindou ao longo da vida —, nada mais simbólico do que, neste dia, homenagear cada uma das quase 600 mil famílias que perderam entes queridos nesta pandemia do coronavírus”.

Na avaliação do deputado, Paulo Gustavo e tantos outros simbolizam aquilo que é uma das tantas marcas negativas deste Brasil de hoje, “tão mal dirigido e governado por Bolsonaro”. “Paulo Gustavo, nesta homenagem que fazemos ao valorizar os comediantes, o humor, a comédia, a cultura, vai representar sempre para nós esperança e compromisso de trabalhar por um futuro melhor, um futuro que deixe o bolsonarismo para trás, um futuro que deixe o atraso, a intolerância, um futuro que deixe para trás um governo que atacou e ataca a arte, a cultura, porque é um governo da intolerância, é um governo do ódio, é um governo que procura impor uma lógica autoritária a um país”, afirmou Fontana.

Prêmio

O prêmio será concedido pela Comissão de Cultura e pela 2ª Secretaria da Câmara e consistirá em diploma de menção honrosa aos agraciados, que serão escolhidos por conselho julgador. A regulamentação caberá à Mesa Diretora.

As indicações para a premiação poderão ser feitas por quaisquer deputados e deverão considerar ações nas áreas de humor e comédia, artes circenses e formas de comicidade popular. Entre outros, será vedada a indicação de servidores públicos e de pessoas e empresas proibidas de contratar com a administração pública.

 

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também