Em discurso emocionado, nesta quinta-feira (25), o deputado Célio Moura (PT-TO) anunciou que está de volta ao trabalho e agradeceu a solidariedade recebida durante a sua recuperação do acidente que sofreu no dia 2 de janeiro passado, quando viajava para participar da posse dos prefeitos eleitos pelo Partido dos Trabalhadores no estado do Tocantins. “Sofri um acidente automobilístico na BR-153, perto da cidade de Araguaína, onde moro, onde eu perdi o meu irmão mais novo, que era caminhoneiro e me ajudava durante as minhas viagens. Nós batemos de frente com um caminhão. Eu sofri várias fraturas. Estou agora de cadeira de rodas e usando uma bengala, mas já voltei ao trabalho na Câmara dos Deputados”, informou.
A palavra neste momento, segundo Célio Moura, é gratidão. “Gratidão a todos os amigos do Tocantins, pessoas mais simples aos mais abastados, que fizeram orações, mandaram mensagens de apoio, rezando pela minha recuperação. Agradeço a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que eu estivesse aqui falando nesta tribuna da Câmara”.
A deputada Erika Kokay (PT-DF) se solidarizou com o deputado Célio Moura. “Quero saudar o meu companheiro de bancada, Célio Moura, que mostrou a resistência e a capacidade de superação que carrega o povo brasileiro. Estávamos com muita saudade da sua presença, da sua lucidez, da sua combatividade e do seu compromisso para a construção de um país mais justo, mais solidário, o que permeia toda a sua vida política. Então, sinto-me muito feliz de estar, neste momento, numa sessão com a participação de Célio Moura”.
O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) também deu as boas-vindas ao deputado Célio Moura e o parabenizou pela sua recuperação. “A sua situação foi dramática e todos nós acompanhamos, angustiados, a grave situação do acidente que V.Exa. sofreu. Eu quero aqui abraçá-lo e dizer que fico muito feliz com o seu retorno aos trabalhos da Câmara e torço, a cada dia mais, por sua melhora e sua vitória, meu amigo”.
Auxílio Emergencial
Nesse seu retorno, Moura defendeu o auxílio emergencial. “Sou deputado ligado à agricultura familiar, nós estamos sentindo na pele o desemprego no estado e o desemprego no Brasil. Já somos mais de 14 milhões de desempregados. Estamos lutando para que o auxílio emergencial chegue logo a todos os trabalhadores e trabalhadoras no valor de R$ 600. Nós queremos que o governo federal olhe para agricultura familiar, porque é quem coloca a comida na mesa de todos os brasileiros”, defendeu.
Célio Moura também cobrou celeridade no programa de vacinação. “Precisamos também da vacina. O estado de Tocantins está ficando para trás, não tem vacina para fazer com que a população se livre dessa doença. São mais de 250 mil brasileiros e brasileiras que perderam a vida”, lamentou.
Vânia Rodrigues