A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), representada pela deputada Erika Lula Kokay (PT-DF), realizou nesta segunda-feira (16) reunião de mediação entre estudantes, representações estudantis e do corpo docente da Universidade de Brasília (UnB), além de integrantes do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de definir uma agenda entre estudantes e o MEC para discutir e tornar públicos os dados de custeio da universidade. O tema é uma das principais reivindicações dos alunos, que ocupam a reitoria da UnB desde a última quinta-feira (12).
Todas as entidades presentes na reunião chegaram ao consenso de promover uma Mesa Pública no auditório da ADUnb/UnB, na próxima quinta-feira (19), às 14 horas. O secretário-executivo adjunto do MEC presente na reunião, Felipe Sigollo, não se comprometeu a garantir a presença do ministério na reunião, apesar de ter dito em outro momento que aceitaria o convite. “Em função disso, vamos remeter ofício ao ministro da Educação e à Secretaria de Ensino Superior do MEC convidando para a realização da mesa pública, fundamental na discussão coletiva das dificuldades atuais que a UnB enfrenta”, afirmou a deputada Erika Kokay.
A parlamentar disse também que irá cobrar da Secretaria de Segurança Pública e Paz Social do Distrito Federal que se manifeste sobre as providências tomadas quanto às denúncias de que policiais militares entraram na ocupação estudantil soltando rojões durante a madrugada do domingo (15). “São fatos que precisam ser apurados”, avaliou Erika.
Assessoria de Comunicação/CDHM
Foto: Leonardo Aragão