O gabinete do Procurador da República Deltan Dallagnol recebeu, nesta quinta-feira (27), o convite para que ele participe como expositor de audiência pública na terça-feira (9/7), às 14h, no plenário 9. O encontro foi aprovado ontem, através de requerimento, pelo colegiado parlamentar.
A audiência pública debaterá as reportagens do jornal The Intercept Brasil, do jornalista Glenn Greenwald, que noticiam mensagens trocadas entre Deltan Dallagnol e o então juiz Sérgio Moro e outros integrantes da Operação Lava Jato.
Moro
O ministro Sérgio Moro, que deveria ter participado nesta quarta-feira (26) de debate conjunto com três comissões, mas cancelou o compromisso, confirmou a presença na próxima terça-feira (2/7), às 14 horas, para debate conjunto com as comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Direitos Humanos e Minorias; e de Fiscalização Financeira e Controle.
Glenn
Na última terça-feira (25), a CDHM fez audiência pública com o jornalista Glenn Greenwald, responsável pelo site de notícias The Intercept Brasil. Desde o dia 9 de junho o veículo vem divulgando a série de reportagens. O jornalista ponderou que os vazamentos não são contra ou a favor de Lula ou Moro, mas a favor da democracia e da justiça brasileira. “Acredito que Sergio Moro e Deltan Dallagnol começaram com boas intenções, mas todos nós humanos temos tentações quando não temos limites e podemos abusar do poder. Quando você é sempre elogiado e nunca questionado, acaba achando que isso justifica qualquer meio para justificar o fim. Eu defendi a Lava Jato, mas o fato de Sérgio Moro ter feito coisas boas não dá o direito de quebrar códigos de ética e agir ilegalmente”. O jornalista foi ainda indagado sobre o que pode acontecer com o ministro e o procurador. “As instituições brasileiras é que devem decidir quais as consequências para Sergio Moro e Deltan Dallagnol”.
Veja o ofício para Deltan Dallagnol aqui.
Assessoria de Comunicação-CDHM
Foto: Geoff Lister/Crative Commons