CCJ aprova PEC de petista que auxilia enfrentamento de homicídios de jovens

Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, por unanimidade, parecer favorável do deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) à proposta de emenda à Constituição (PEC 129/15) que altera o artigo 227 da Constituição Federal para estabelecer os planos de enfrentamento aos homicídios de jovens no País.

A PEC é resultado da CPI que apurou a morte de jovens pobres e negros no Brasil, presidida pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). A proposta torna obrigatória a execução dos planos nacional, estaduais, distrital e municipais de enfrentamento de homicídios de jovens (Inciso III), estabelecendo que estes planos devem ter duração decenal, com a articulação de várias esferas do Poder Público e sociedade civil para a execução de políticas públicas de enfrentamento ao extermínio de jovens (Inciso IV).

“Esse debate é importante, porque, das políticas fundamentais, uma das mais importantes – mas que ainda não é de domínio popular e que não foi democratizada no País – é a de segurança pública. Portanto, a PEC é extremamente relevante porque constitucionaliza a responsabilidade de estados, municípios e da União de, a cada dez anos, fazer um planejamento para enfrentar a violência, como prioridade nesse primeiro plano nacional enfrentar a violência e os homicídios contra jovens pobres e negros”, explicou o petista.

Em seu relatório, o deputado Tadeu Alencar votou pela admissibilidade da proposta observando que ela obedece aos critérios de constitucionalidade. O texto assinado pelo parlamentar destacou que a CPI que investigou a violência contra jovens negros e pobres no Brasil ouviu movimentos sociais, vítimas e parentes de vítimas de violência institucional ou não, além de agentes e gestores da Segurança Pública.

“De acordo com o Atlas da Violência 2017, lançado pelo IPEA, homens, jovens e negros de baixa escolaridade são as principais vítimas de morte violenta no País. Atualmente, por exemplo, de cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras”, alertou o relator, lembrando da importância da aprovação da PEC no mês da Consciência Negra, quando as políticas públicas voltadas para as questões raciais demandam maior debate.

PT na Câmara

Foto: AlexFerreira/CD

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100