Campanha pretende aumentar número de filiações partidárias de mulheres

ATOMULHERES

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

Foi lançada, nesta quarta-feira (11), a campanha “Mulher, tome partido!”, destinada a estimular a filiação partidária feminina até 4 de outubro, prazo para que qualquer pessoa se habilitar a concorrer nas eleições de 2014. O objetivo da campanha, idealizada pela Coordenadoria de Direitos da Mulher e pelas Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado, é aumentar em pelo menos 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos.

Para as eleições do próximo ano, a meta é ampliar em 30% o tamanho da bancada feminina do Congresso Nacional, mas as deputadas e senadoras defendem que haja alterações no sistema eleitoral, com validade já em 2014, para fortalecer a participação feminina na composição do Parlamento brasileiro em todos os níveis.

“Somos praticamente 52% da população, mas temos apenas 9% das vagas no Congresso Nacional e precisamos mudar isso urgentemente”, disse a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) durante o ato de lançamento da campanha.

A deputada Iriny Lopes (PT-ES) se disse otimista com a campanha e com o contexto no qual ela se insere. “Estamos num momento de grande debate em torno da reforma política e a campanha visa exatamente fortalecer o nosso sistema político, garantindo mais espaço para as mulheres, o que está vinculado com a necessária diminuição da influência do poder econômico sobre as escolhas da população nas eleições”, afirmou a parlamentar capixaba.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), a questão de gênero é “fundamental” para o avanço democrático da sociedade brasileira. “Não é apenas um absurdo o fato de termos apenas 9% de mulheres nesse Parlamento. Isso é um atentado à democracia e à Constituição, que consagra uma sociedade igualitária em direitos”, criticou Erika.

A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) espera que a campanha contribua para informar e conscientizar a sociedade a respeito da relevância da questão. “Essa campanha deve mobilizar a sociedade e ajudar a esclarecer sobre o quanto é importante não apenas a filiação partidária, mas o aumento da participação das mulheres nos espaços de poder”, afirmou Dalva.

Também participaram do ato os deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Padre João (PT-MG) e Paulo Teixeira (PT-SP). A iniciativa conta com o apoio da ONU Mulheres e da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.

A campanha terá inserções publicitárias em rádio e televisão de abrangência nacional. Depois do prazo de filiação, a campanha continuará por meio de ações direcionadas a dirigentes partidários para que as mulheres filiadas registrem candidatura.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100