Foto: Salu Parente/PT na Câmara
Foi lançada, nesta quarta-feira (11), a campanha “Mulher, tome partido!”, destinada a estimular a filiação partidária feminina até 4 de outubro, prazo para que qualquer pessoa se habilitar a concorrer nas eleições de 2014. O objetivo da campanha, idealizada pela Coordenadoria de Direitos da Mulher e pelas Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado, é aumentar em pelo menos 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos.
Para as eleições do próximo ano, a meta é ampliar em 30% o tamanho da bancada feminina do Congresso Nacional, mas as deputadas e senadoras defendem que haja alterações no sistema eleitoral, com validade já em 2014, para fortalecer a participação feminina na composição do Parlamento brasileiro em todos os níveis.
“Somos praticamente 52% da população, mas temos apenas 9% das vagas no Congresso Nacional e precisamos mudar isso urgentemente”, disse a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) durante o ato de lançamento da campanha.
A deputada Iriny Lopes (PT-ES) se disse otimista com a campanha e com o contexto no qual ela se insere. “Estamos num momento de grande debate em torno da reforma política e a campanha visa exatamente fortalecer o nosso sistema político, garantindo mais espaço para as mulheres, o que está vinculado com a necessária diminuição da influência do poder econômico sobre as escolhas da população nas eleições”, afirmou a parlamentar capixaba.
Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), a questão de gênero é “fundamental” para o avanço democrático da sociedade brasileira. “Não é apenas um absurdo o fato de termos apenas 9% de mulheres nesse Parlamento. Isso é um atentado à democracia e à Constituição, que consagra uma sociedade igualitária em direitos”, criticou Erika.
A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) espera que a campanha contribua para informar e conscientizar a sociedade a respeito da relevância da questão. “Essa campanha deve mobilizar a sociedade e ajudar a esclarecer sobre o quanto é importante não apenas a filiação partidária, mas o aumento da participação das mulheres nos espaços de poder”, afirmou Dalva.
Também participaram do ato os deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Padre João (PT-MG) e Paulo Teixeira (PT-SP). A iniciativa conta com o apoio da ONU Mulheres e da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.
A campanha terá inserções publicitárias em rádio e televisão de abrangência nacional. Depois do prazo de filiação, a campanha continuará por meio de ações direcionadas a dirigentes partidários para que as mulheres filiadas registrem candidatura.
Rogério Tomaz Jr.