O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), leu em plenário, nesta terça-feira (14), o ato da Mesa pelo qual cria, sem ônus para a Casa, uma comissão externa destinada a acompanhar a repactuação do acordo de compensação econômica pelo desastre na barragem de Mariana (MG), ocorrido em 2015, e a reparação dos crimes relacionados ao rompimento da barragem de Brumadinho (MG) em 2019.
A comissão foi criada a pedido do deputado Rogério Correia (PT-MG). “Essa comissão é muito importante, porque lá vai se reiniciar um processo de discussão para averiguar de quem foi a responsabilidade e também como repactuar, do ponto de vista ambiental e das comunidades que foram atingidas pelo rompimento criminoso das barragens”, argumentou o deputado.
Comissão necessária
Essa comissão, explicou Rogério Correia, já tinha funcionado durante a legislatura passada. “Mas ela ainda é necessária para fazer essas repactuações em nome dos atingidos”, completou.
Além de Rogério Correia, farão parte do colegiado pelo PT os deputados Helder Salomão (ES), Leonardo Monteiro (MG), Padre João (MG) e Patrus Ananias (MG).
Vânia Rodrigues