Câmara aprova mudanças no Fungetur e MP que reserva milho da Conab para pequenos criadores; PT votou a favor

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara votou favoravelmente, nesta quarta-feira (1º), ao projeto de lei (PL 2380/21) que reformula as diretrizes de operação do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), com objetivo de fomentar o setor de turismo do País. O novo Fungetur, conforme prevê o texto, financiará projetos empresariais em geral e empreendimentos próprios da cadeia produtiva do turismo, inclusive os realizados por entes públicos e entidades da sociedade civil sem fins lucrativos.

Ao se manifestar favoravelmente à matéria, a deputada Erika Kokay (PT-DF) argumentou que a proposição busca fazer com que o fundo possa financiar atividades, cadeias produtivas, inclusive, “ampliar o número de operadores, ou seja, faz com que outros instrumentos que estão postos na sociedade possam operar recursos do próprio fundo”.

“Ele (Fungetur) assegura o aval para estimular os créditos e ainda faz uma ponte ou estabelece um diálogo com municípios, com cooperativas, com uma realidade que existe nos municípios, onde a vida acontece”, ponderou Erika.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) Foto: Antônio Augusto/Câmara dos Deputados

Para a deputada, o projeto também busca apontar uma perspectiva de efetivar a potencialidade turística do Brasil. “Nós vivemos um momento muito triste na economia brasileira, com a ausência absoluta de projetos de desenvolvimento nacional”, criticou a parlamentar.

De acordo com a proposta, poderão ser financiadas ações de promoção turística, como propaganda e publicidade, e equipamentos e instrumentos para o profissional do turismo, especialmente veículos utilizados por guias.

MP 1064 – Reserva de milho da Conab

O plenário da Câmara aprovou também nesta quarta-feira a medida provisória (MP 1064), que reformula o Programa de Venda em Balcão (ProVB) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para concentrar sua atuação na venda de milho do estoque público a pequenos criadores de animais.

A proposta estabelece que mesmo que o agricultor não tenha a declaração de aptidão (DAP-Pronaf) ativa, poderá comprar caso se enquadre em critérios objetivos da renda bruta anual no âmbito do Pronaf ou explore imóvel rural com área de até 10 módulos fiscais.

O deputado João Daniel (PT-SE) que orientou favoravelmente à matéria, destacou a necessidade de reorganizar a economia nacional, em especial o milho (tanto milho, quanto soja, quanto os produtos de ração animal), “para garantir que os pequenos agricultores, produtores de carne, seja de frango, de suíno, possam ter estoques e apoio do Estado”.

Deputado João Daniel (PT-SE) – Foto: Gabriel Paiva

“O Estado brasileiro foi entregue, toda nossa economia na área agrícola foi entregue a serviço dessa história do câmbio internacional. Por isso, nós estamos hoje nessa história do petróleo, do milho, da soja, dos produtos em dólar, e os produtores de frango, de suínos em real, pagando o preço do prejuízo, da falência e da quebradeira na maioria dos estados, em especial na Região Nordeste”, alertou o deputado.

Segundo João Daniel, essa formação de estoque é fundamental para se ter equilíbrio, para se ter um preço sob controle subsidiado pelo governo federal “para amenizar e garantir que os produtores possam continuar produzindo, em especial os criadores de aves, de suínos, de pequenos animais, em especial na Região Nordeste”.

As duas matérias seguem para a apreciação do Senado.

 

Benildes Rodrigues, com informações da Agência Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100