Câmara aprova MP da compensação a atingidos por apagão no Amapá; PT votou a favor

Com o voto da Bancada do PT, a Câmara aprovou nesta terça-feira (16) a medida provisória (MP 1010/20), que concedeu isenção de tarifa de energia elétrica no período de 26 de outubro a 24 de novembro para os consumidores atingidos pelo apagão no estado do Amapá. O deputado Leo de Brito (PT-AC), ao defender a isenção, afirmou que a MP é um “mea-culpa” da negligência do governo federal. “A medida provisória não cobre todos os prejuízos materiais da população durante aqueles 20 dias. Nós vimos a penúria que viveu a população do Amapá. Foram muitas perdas, tanto do comércio como da população de um modo geral, devido à leniência do governo federal em resolver aquela situação que se abateu sobre o Amapá”, afirmou.

E o líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE) completou: “É o mínimo que o Brasil tem que fazer neste momento em solidariedade aos consumidores e ao povo do Amapá”.

Segundo o texto aprovado, na forma do projeto de conversão do deputado Acácio Favacho (Pros-AP), o que sobrar dos R$ 80 milhões liberados para essa finalidade por meio de outra medida provisória (a MP 1011/20), deverá ser utilizado para custear a isenção de três faturas de energia elétrica adicionais para consumidores residenciais de baixa renda. Essa sobra poderá pagar ainda as faturas de consumidores residenciais e rurais (até 280 kwh de consumo médio mensal). O texto segue para apreciação do Senado.

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) destacou a inclusão da população do Pará e do Amazonas na concessão desse benefício para reduzir a tarifa de energia aos consumidores. “O relatório do deputado Favacho corrigiu uma resolução anterior, que já tinha atendido outros estados, mas deixou o Pará e o Amazonas de fora”, explicou o deputado, ao defender o voto do PT contrário à emenda apresentada pela bancada do Novo, para impedir a ampliação do benefício para esses dois estados.

“Não estamos fazendo nada excepcional. Estamos corrigindo um erro anterior. O Pará e o Amazonas foram incluídos nesse relatório por justeza”, enfatizou.

Histórico

No dia 3 de novembro de 2020, uma explosão em um transformador de uma subestação de energia em Macapá deixou 13 das 16 cidades do estado sem energia por dois dias seguidos e em rodízio de fornecimento por mais 22 dias. Dos dois transformadores adicionais, um foi avariado e outro, que seria reserva, estava fora de operação por defeito.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex