Câmara aprova fundo público para financiar campanhas

A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (4) a criação do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, previsto no projeto de lei (PL 8703/17) que veio do Senado e foi relatado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP) na Câmara. Estimado em R$ 1,7 bilhão, o fundo público será composto por 30% das emendas parlamentares de bancada e pela compensação fiscal paga às emissoras de rádio e de TV pela veiculação da propaganda partidária eleitoral, que será extinta. O horário eleitoral gratuito será mantido. Para entrar em vigor nas eleições de 2018, o projeto precisa ser sancionado até sexta-feira (6).

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), explicou por que o partido defendeu a criação do fundo eleitoral. “Porque sempre defendemos o financiamento público, porque sempre lutamos pelo fim do financiamento privado, seja de pessoa física ou jurídica. Mas não queremos só o financiamento público, queremos também limitar o custo das campanhas, porque hoje é cada partido que estabelece o limite e, com isso, as campanhas estão ficando cada vez mais cara, já que os mais ricos podem contribuir com quanto quiser. É preciso igualar as campanhas pelas ideias e não pela riqueza”.

O financiamento público também, de acordo com Zarattini, evita a formação de grupos milionários, como o Fundo Cívico Para a Renovação da Política, que oferece bolsas de estudo para interessados em vaga no Legislativo, do qual faz parte o apresentador Luciano Huck. “Eles estão criando este fundo para eleger aqueles que são a favor das privatizações, da Reforma da Previdência, da retirada de direitos trabalhistas, e que querem entregar as nossas riquezas”, denunciou.

Na avaliação do deputado Henrique Fontana (PT-RS), o fundo é de valor moderado e vai garantir uma eleição efetivamente democrática. “O financiamento público diminui o poder das empresas intervirem nas eleições, que precisam ser mais baratas. Menos dinheiro em eleições qualifica a democracia” afirmou.

Para Fontana, é “argumento fácil” dos que são contra o fundo dizer que não se pode usar recurso público em campanha, porque vai falta dinheiro para saúde, educação e outras áreas essenciais. Ele lembrou que, ao longo da história do Brasil, as campanhas sempre foram pagas pelas empresas e pelo poder econômico e sempre faltou dinheiro para a saúde e a educação.

“Na realidade, o que sempre ocorreu é que o poder econômico colocou no mercado bilhões de reais que são do povo brasileiro, porque, quando a JBS derrama milhões de dinheiro em campanha, ela o faz para obter vantagens, privilégios e para alimentar redes de corrupção que fazem escoar – aí, sim – o dinheiro que falta para a saúde, para a educação e para outras áreas”, ressaltou.

O líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), também defendeu o financiamento público. “Somos a favor para acabar com o financiamento empresarial, fonte inesgotável de corrupção”. Ele reforçou ainda que é mentira que o fundo público vai tirar recursos de áreas fundamentais. “As emendas só servem para fazer superávit, porque a maioria delas não é executada”, argumentou.

Critérios – O plenário aprovou também nesta quarta-feira o texto base do deputado Vicente Candido para o Projeto de Lei 8612/17, que estabelece critérios para a distribuição do fundo de financiamento eleitoral. Além de regulamentar o fundo, o projeto trata de normas relacionadas diretamente à campanha, como propaganda na internet, parcelamento de multas eleitorais e limites de gastos para campanhas em todos os cargos.

Pelo texto aprovado, a divisão dos recursos do fundo eleitoral seguirá o seguinte critério: 2% igualitariamente; 35% na proporção dos votos recebidos pelos partidos na última eleição para a Câmara; 48% pelo número de representantes na Câmara; (representação resultante da eleição); 15% pelo número de representantes do Senado; (representação resultante da eleição).

Para o texto seguir para apreciação do Senado ainda é preciso analisar 15 destaques apresentados texto.

Vânia Rodrigues

Foto: Site Google

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex