Câmara aprova criação da Procuradoria Regional da República em MG

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A Câmara aprovou nesta terça-feira (23), com voto favorável da Bancada do Partido dos Trabalhadores, o projeto de lei (PL 6537/19), da Procuradoria-Geral da República, que cria a Procuradoria Regional da República da 6ª Região, com sede em Belo Horizonte. A proposta, que teve como relator o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), segue para análise do Senado.

Ao encaminhar o voto favorável em nome da bancada petista, o deputado Reginaldo Lopes (MG) destacou a importância da aprovação da proposta. “É superimportante a criação da Procuradoria da 6ª Região. É extremamente democrático a aprovação desse projeto que vai garantir ao povo, acesso à justiça”, defendeu o deputado Reginaldo Lopes.

O parlamentar reiterou que esse passo dado pela Câmara representa democratização do acesso e, segundo ele, existem muitas demandas no estado que requerem celeridade no julgamento. “Mais de 40% dos casos na Justiça de direitos previdenciários pertencem a nosso estado”, explicou.

Ao se posicionar favorável à proposta, o deputado Rogério Correia (PT-MG) esclareceu que o PL não vai onerar os cofres públicos. “Não há criação de cargos e despesas novas. Com a criação do tribunal, precisamos daqueles que vão contribuir para o funcionamento do TRF 6”, ponderou.

Segundo o substitutivo do deputado Rogério Correia aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, esses novos ofícios serão implantados em 180 dias a partir da futura lei por meio de redistribuição de ofícios já existentes na estrutura do MPF.
O projeto estabelece que caberá ao procurador-geral definir quais ofícios serão redistribuídos com os respectivos quantitativos de cargos comissionados e de funções de confiança.

A nova estrutura deriva da criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região pela Lei 14.226/21, com jurisdição no estado de Minas Gerais.

Despesas do orçamento

Obedecidos os limites orçamentários definidos para o MPU, a estrutura funcional e administrativa da nova procuradoria regional será composta por cargos de analistas e técnicos, cargos comissionados e funções de confiança já providos ou criados em lei vigente.

As despesas iniciais de organização, instalação e funcionamento também deverão ser suportadas por dotações já consignadas no Orçamento de 2022 ao Ministério Público da União, pois a vigência da futura lei está prevista para o primeiro dia útil do próximo ano.

Processos

Após a instalação da Procuradoria Regional da 6ª Região, os processos de Minas Gerais serão transferidos a ela independentemente de despacho e preferencialmente em formato digital.

Benildes Rodrigues, com informações da Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100