Câmara aprova campanha Maio Laranja de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (26) o projeto de lei (PL 2466/19), da deputada Leandre (PV-PR), que institui a campanha Maio Laranja, a ser realizada no mês de maio de cada ano em todo o território nacional, com o objetivo de efetivar ações relacionadas ao combate do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou a importância de se olhar para a situação da infância brasileira. “E, ao mesmo tempo em que aprovamos o Maio Laranja, o 18 de maio, em memória de Araceli, que foi morta, estuprada, sofreu as piores violências — e os criminosos que fizeram isso ficaram impunes, porque eram da elite no Espírito Santo —, é bom referirmos que a memória de Araceli existe porque a sociedade civil brasileira não deixou que ela fosse esquecida, por meio de entidades, movimentos e mobilizações nesta Casa”.

Rosário disse que “como coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, queria homenagear a sociedade civil, lembrar todas as vítimas e dizer que nós já fizemos leis muito importantes, alteramos o Código Penal brasileiro, e hoje nós precisamos de políticas públicas”. Ela ainda convidou as parlamentares para cobrarem mais eficiência do Disque 100, melhores condições de proteção das crianças, apoio aos conselhos tutelares e mais recursos para os serviços públicos de saúde, de educação e de atendimento.

“É nas políticas públicas que nós concretizamos os direitos humanos das crianças e adolescentes do Brasil. E confirmamos o Maio Laranja, o 18 de maio, como uma mobilização pela vida, porque a violência sexual é a morte da criança. É disso que se trata. É uma violência tão perversa, que, durante toda a vida, as mulheres, as meninas a carregam, de forma terrível, principalmente quando há impunidade”, alertou, reafirmando a sua luta contra a impunidade e pela proteção integral e absoluta dos direitos da criança.

Deputada Maria do Rosário. Foto Lula Marques/Arquivo

Violações de direito

A deputada Erika Kokay (PT-DF) citou que no ano de 2000 foi aprovada a lei que institui o dia 18 de maio como o dia do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, lembrando o que aconteceu, que não pode ser esquecido, com a menina Araceli Crespo. “Nós precisamos ter consciência de como nossas crianças e adolescentes são vítimas de tantas violações de direito, particularmente, da sua condição de ser coisificada no que diz respeito a violências sexuais, seja o abuso sexual, seja a exploração sexual”, defendeu.

Erika disse que, assim como a deputada Maria do Rosário, também participou de uma CPI na Câmara que investigou a exploração e a violência sexual contra crianças e adolescentes. “E ali nós vimos que é preciso que tenhamos políticas públicas para interromper essa trajetória. Para atender esta criança e este adolescente é preciso romper com a impunidade que se cerra quando há ascendências econômicas e políticas. Nós enfrentamos várias vezes a impunidade para que nós pudéssemos desnaturalizar o que não é natural, que é proteger nossas crianças e nossos adolescentes”, enfatizou.

A deputada do PT DF aproveitou para fazer uma homenagem aos movimentos, em especial ao Movimento Faça Bonito. “O movimento em que há uma margarida para dizer: ‘Denuncie’, porque calar é consentir; ‘denuncie’, porque denunciar é proteger. Ao mesmo tempo, há a necessidade de que essa denúncia se traduza em uma atuação do próprio Estado”, afirmou.

Erika citou ainda que as maiores vítimas são meninas. “Aqui neste País, a cada 1 hora, quatro meninas de até 13 anos são vítimas de violência sexual”, lamentou pedindo para que todos digam não à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Dep. Erika Kokay – plenário – Foto – Pablo Valadares -Câmara dos Deputados

Atividades de conscientização

O texto aprovado é o substitutivo da deputada Aline Gurgel (Republicanos-AP), que determina que durante a campanha as atividades de conscientização sobre o tema incluirão a iluminação de prédios públicos com luzes de cor laranja; a promoção de palestras, eventos e atividades educativas; a veiculação de campanhas de mídia e a informação à população por meio de banners, folders e outros materiais ilustrativos com exemplos sobre a prevenção e o combate ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Araceli Crespo

O projeto, que ainda será apreciado pelo Senado, especifica que o Maio Laranja deve levar em conta o conjunto de ações desenvolvidas no âmbito da Campanha Nacional do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Essa campanha foi criada pela Lei 9.970/00 em memória à menina Araceli Crespo, assassinada aos oito anos de idade em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual. Os principais suspeitos, Paulo Constanteen Helal e Dante Michelini, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, foram condenados pelo crime em 1980. No entanto, em novo julgamento, em 1991, os reús foram absolvidos após longo reexame do processo.

 

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também