Câmara aprova alterações no Código Penal para facilitar punição a quem faz denúncia falsa

Com o voto favorável do PT, a Câmara aprovou nesta terça-feira (4), o projeto de lei (PL 2810/20), que altera o crime cometido por quem faz denúncias falsas contra pessoas sabidamente inocentes, a chamada denunciação caluniosa. O texto, aprovado na forma do substitutivo do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), pune acusações falsas de infrações disciplinares e atos ímprobos e torna a definição do crime mais objetiva.

Na avaliação da deputada Maria do Rosário (PT-RS), a proposta de autoria do deputado Arthur Lira (PP-AL), traz de forma mais concisa e direta a responsabilização sobre denunciação caluniosa. “Ela não modifica os tipos, apenas torna mais preciso o enfrentamento da denunciação caluniosa, que é um aspecto importante do nosso Código Penal”, argumentou. Para a deputada, “quanto mais preciso o texto, melhor o enfrentamento da denunciação caluniosa. Quanto mais objetiva a lei penal, melhor a Justiça”, reforçou.

O projeto, que segue para apreciação do Senado, retira do Código Penal a punição por denúncias que levem a investigações administrativas, expressão considerada subjetiva. O crime será configurado quando denúncias falsas levem a instauração de processos, ações ou investigações policiais contra quem foi injustamente denunciado.

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) argumentou que chegou a ter dúvidas sobre o projeto porque no Brasil vivemos hoje num ambiente onde a “irresponsabilidade, a fake news e a mentira campeiam”. Na sua avaliação, com a maior irresponsabilidade fala-se de quase qualquer um, “desde que seja conveniente, principalmente do ponto de vista político”. Ele acrescentou que, depois de analisar o assunto do ponto de vista técnico, percebeu que, de fato, a ação do Estado na legalidade, da forma mais pesada, é através do Código Penal.

“Há várias possibilidades que nem sempre são utilizadas. Com essa característica do punitivismo, que imagina que de fato ‘bandido bom é bandido morto’, eu avaliei que foi uma boa iniciativa do projeto. Ao reduzir as possibilidades de alguém ser julgado por ter feito denunciação caluniosa, trouxe para basicamente duas possibilidades: ou quando o acusado, indevidamente, injustamente, for vítima também de um processo administrativo disciplinar ou quando ele sofrer uma investigação judicial. Isso desincha o Código Penal e dá conta daquilo que se pretende”, enfatizou.

Penalidade

O crime de denunciação caluniosa é um dos crimes contra a administração da Justiça. A pena prevista é de reclusão, de 2 a 8 anos, e multa.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100